Redentoristas

Por que a imagem da Mãe do Perpétuo Socorro só existe em quadro?

Pe. Walmir Garcia esclarece a dúvida e fala sobre a devoção

A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 pelos Missionários Redentoristas e espalhou-se por todo o mundo. Ela representada por uma pintura de semblante melancólico, é a senhora da morte e rainha da vida, o auxílio aos cristãos, o socorro seguro e certo dos que invocam seu amor.

Mas, por que a imagem da Mãe do Perpétuo Socorro só existe em quadro? Essa é uma dúvida bastante comum entre os devotos e, no quadro “Pergunte e Responderemos”, do programa “Aqui em Casa”, o Missionário Redentorista Pe. Walmir Garcia esclareceu aos telespectadores.

“Geralmente não se usa a imagem como as demais devoções. Trata-se de um ícone, uma pintura que nos transmite uma catequese. Não é simplesmente um quadro, a obra traz uma mensagem muito especial. Quando a mão direita de Nossa Senhora aponta para Jesus Cristo, ela quer dizer que ele é o redentor e o salvador da humanidade”, explica.

Ícone

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone bizantino antigo que representa a Virgem da Paixão como o Menino Jesus nos braços. Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos, e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística.

A história do ícone se entrelaça com a Congregação Redentorista no dia 26 de abril de 1866, quando numa procissão comovente, o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado na igreja de Santo Afonso e pode então ser novamente venerado publicamente.

Papa Pio IX entregou ali o quadro à veneração na igreja dirigida pelos Missionários Redentoristas e fez um pedido que se tornou um compromisso permanente: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”.

Confira o vídeo na íntegra:


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Maria Geralda
    27/6/2023 - 18:55:30

    Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é maravilhosa, milagrosa, é nossa Mãezinha do céu.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno