Catequese

Quanto tempo levou para ser escrita a Bíblia?

Confira entrevista especial e saiba mais sobre o Livro Sagrado que demorou que demorou séculos para ficar pronto

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_09_16_001A Bíblia, o Livro Sagrado, ao longo dos tempos gerou muitas dúvidas entre os cristãos. Em entrevista especial, o reitor do Santuário Basílica e biblista Pe. João Paulo Santos de Souza respondeu uma das perguntas muito frequentes: Qual foi o tempo de formação do texto bíblico? Quanto tempo levou para que todo o conteúdo da Bíblia fosse escrito?

“Geralmente as pessoas pensam que a Bíblia, como nós a temos hoje, já foi feita por um autor simplesmente em um período só. É interessante quando a gente descobre que a houve um longo período de formação. São vários livros, vários autores, embora inspirados por um único autor, mas em um período de pelo menos sete séculos de formação”, explicou o Missionário Redentorista.

Foram muitas discussões até chegar a essa Bíblia que a gente vê hoje. De acordo com Pe. João Paulo, na época em que os textos foram escritos, nem todos foram considerados como canônicos. “Os textos foram definidos canonicamente, pela Igreja, somente no Conselho de Trento, em 1546, depois da Reforma Protestante, com todas aquelas dificuldades de quais livros eram verdadeiramente inspirados por Deus, que a Igreja, no Conselho, definiu”, contou.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2015_09_16_004A Sagrada Escritura conta com 73 livros, sendo 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. “Para cada pessoa que lê a Bíblia, é importante tomar consciência do quanto a Igreja sofreu para poder conservar estes textos. No período de perseguição, muitas pessoas deram a vida para isso, porque quem guardava os rolos das Sagradas Escrituras corria risco de vida. Muitos bispos, pais de família, por conservar estes textos, perdiam a própria vida. Hoje a gente tem o texto belo em mãos, mas nem sempre foi assim tão fácil conservá-los”, ressaltou o sacerdote.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno