Especial

Curiosidade: Você sabe a origem do Rosário?

É por meio da oração do Santo Terço que o cristão professa a fé católica. Uma forma de enaltecer o papel de Maria como intercessora

Você tem costume de rezar o Santo Terço? E você sabe que o terço, na verdade, é a terça parte do Rosário? O Missionário Redentorista, Pe. Walmir Garcia, conta que, a origem do Rosário se deu por volta do século XIII com os frades dominicanos.  “Conta a história que, São Domingos de Gusmão teve uma visão com Nossa Senhora, pedindo que ele rezasse um rosário e apresentasse a ele, um conjunto de rosas. Antes de ser o Rosário que temos hoje, ele era rezado com 150 salmos. Como as pessoas dificilmente sabem os salmos de cabeça, então começaram a rezar com o Pai Nossa e a Ave Maria”, afirma o sacerdote. 

A palavra Rosário quer dizer “coroa de rosas”. E o seu significado, na fé, é ainda mais belo que uma flor. Cada Ave Maria rezada, a simbologia católica explica que é uma rosa oferecida à Nossa Senhora. Portanto, com a oração do Rosário, Maria é coroada com rosas, como a rainha do céu e da terra. 

Com o passar do tempo, o Rosário passou por diversas alterações, até atingir sua forma atual. Hoje, o terço é composto por cinquenta contas pequenas, simbolizando as Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os Pai-nossos.

Mistérios

O Rosário era composto, tradicionalmente, por três Mistérios: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos. Em 2002, o Papa João Paulo II sugeriu uma nova série de mistérios, os chamados Mistérios Luminosos. Desde então, eles foram incorporados ao Rosário, e são rezados no Terço, todas as quintas-feiras.

O Terço e as aparições de Nossa Senhora

Histórias contam que Nossa Senhora pediu que os cristãos rezassem o Terço, em suas aparições. Ela prometeu paz e muitas outras graças, mediante essa prece, se feita com o coração. Um exemplo ocorreu na aparição em Fátima, em 1917, quando a Mãe de Jesus pediu à Irmã Lúcia, que rezasse o Santo Terço, pelo fim da Primeira Guerra Mundial. 

Hoje, existem muitos grupos que realizam a oração do Santo Terço, inclusive, até Romaria do Divino Pai Eterno foi criada, para que essa oração seja aprofundada, ainda mais, na vida dos cristãos. É por meio da oração do Rosário e do Santo Terço, que o cristão professa a verdade da fé católica, com as palavras do Anjo Gabriel: “Ave Maria, cheia de graça!”. Uma forma de enaltecer o papel de Maria, como intercessora, junto de seu Filho Jesus.

Santo Terço na TV Pai Eterno

O Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno é exibido na TV Pai Eterno, ao vivo, de segunda a sexta, às 17h15. O programa conta com a participação dos devotos, que rezam por todas as intenções enviadas. Participe conosco! Deseja participar do Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno e rezar com os religiosos da Província Redentorista de Goiás? Confira abaixo as dicas:

Grave um vídeo com o seu celular na horizontal:

  • Fale o seu nome
  • A sua cidade
  • Reze uma dezena do Santo Terço: 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória ao Pai
  • Envie o vídeo para o e-mail: [email protected]

 

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno