Com o tema “Jesus Cristo é missão”, Igreja promove a Campanha Missionária 2021

Inspiração bíblica do tema é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma programação no mês de outubro para reforçar, junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Campanha Missionária 2021. A programação tem início nesta quinta-feira, 30 de setembro, às 18h, com a realização da Santa Missa, na basílica velha de Aparecida (SP).

O tema que vai animar o mês missionário deste ano é “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

A Campanha Missionária, realizada desde 1972, é organizada pelas POM que conta com os organismos que integram o Conselho Missionário Nacional (COMINA) como parceiros na sua realização. Na mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, publicada em 6 de janeiro de 2021, o Papa Francisco, destaca o caráter especial da campanha que este ano é realizada num contexto de pandemia da Covid-19.

“Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção”, diz um trecho do documento do Papa.

O bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Odelir José Magri, destaca que a missão é parte integrante da identidade da Igreja e dos cristãos católicos e em razão disto é algo permanente. “Ou a Igreja é missionária ou ela não é a Igreja de Jesus Cristo”, diz.

O mês de outubro com a Campanha Missionária, segundo o bispo, tem o objetivo de motivar de forma especial para relembrar esta identidade missionária da Igreja. “Este mês de outubro nos desafia a reavivar, nos reanimar e a também colocar em prática a vivência desta identidade missionária da Igreja”.

Dom Odelir lembrou a frase do Papa Leão XIII para reforçar as três formas de contribuir com o Mês e com a Campanha Missionária deste ano: “A missão é feita com os pés dos quem partem, com os joelhos dos que rezam e com as mãos de quem ajuda’”. Ele também apontou os impactos da Covid-19 no Brasil com o registro de quase 600 mil mortos, desemprego e fome como realidades que desafiam a Campanha Missionária deste ano.

A Campanha Missionária 2021 e o Mês Missionário, segundo ele, querem despertar os cristãos católicos para as realidades e desafios no contexto da pandemia e provocar testemunhos de esperança em realidades que exigem compaixão.

Acesso aos materiais da Campanha Missionária 2021

As POM produziram e organizaram um site no qual é possível acessar todo o material (apresentação geral da Campanha Missionária 2021, Oração do Mês Missionário, arte da campanha, cartaz e a novena missionária) produzidos para este ano. No site, também é possível conhecer o hino e baixar a letra com cifras e a oração dos fieis.

Também é possível fazer download do modelo de envelope a ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 23 e 24). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Saiba mais sobre a Campanha Missionária 2021, clicando aqui .

Fonte: CNBB


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno