Redentoristas

Sínodo dos Bispos: preparação escuta o povo de Deus

XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá como tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

A Igreja está se preparando em todo o mundo para XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá como tema os seguintes dizeres: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O percurso do Sínodo 2023 já começa neste ano. A abertura será tanto no Vaticano quanto em cada diocese, com o Papa Francisco, nos dias 9 e 10 de outubro. Nessa mesma modalidade, no domingo, 17 de outubro, o Sínodo será aberto nas dioceses, sob presidência do respectivo bispo.

Porém, antes de acontecer o grande encontro do episcopado com o Papa, as dioceses e prelazias já estão se reunindo para discutir pontos e levantar questões por meio da consulta em massa de todo o povo de Deus.  A Arquidiocese de Goiânia, por exemplo, já está se articulando.

“O Sínodo é uma oportunidade de caminharmos juntos, com a participação de todos e valorização de todos os ministérios. Trata-se de uma Igreja participativa, na qual todos falam e escutam, sobretudo a Palavra de Deus, a voz do Espírito Santo e o próprio povo”, reflete Mons. Luiz Gonzaga Lôbo, coordenador de Pastotal Arquidiocesano.

Organização

Ir. Terezinha Del’Acqua faz parte da comissão nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que está articulando o Sínodo no Brasil. Ela explica que ele contará três etapas, nas quais serão ouvidas as dioceses, as nações e os continentes. Depois de uma grande força tarefa para escutar todo o povo de Deus é que assembleia dos bispos acontecerá no Vaticano em 2023.

“As coletas de dados e elementos nas 288 dioceses do Brasil são essenciais. Todas essas falas serão sintetizadas e enviadas pela comissão nacional para a Conferência Latino-Americana dos Bispos. Então, é um trabalho minucioso e feito em mutirão”, explica a religiosa.

Confira, abaixo, a reportagem da TV Pai Eterno sobre a preparação:


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno