Redentoristas

Igreja Matriz de Trindade: a primeira igreja dedicada ao Pai Eterno

Se você ainda não conhece a Igreja Matriz de Trindade, está convidado! E se já conhece, volte sempre e viva o amor do Pai Eterno, onde tudo começou

Considerada um dos principais pontos turísticos de Trindade, a Igreja Matriz teve a primeira missa celebrada em 1912, na primeira Casa do Pai construída em Trindade, que sempre está lotada de filhos e filhas do Divino Pai Eterno. A igreja foi levantada sob a direção do Missionário Redentorista Pe. Antão Jorge Hakcenbauer. Como os recursos eram escassos naquela época, a Igreja Matriz foi toda construída em adobe – uma espécie de tijolo rústico, feito da mistura de barro e palha de arroz. Em 2012, quando completou 100 anos, o Santuário foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Igreja Matriz conta hoje com o altar principal e os laterais, ambos compostos de uma arte sacra bonita e especial, daquela época em que a Igreja foi construída. Miguel Mendonça mora em Trindade há mais de 50 anos, e frequenta a Igreja Matriz desde a infância.  “A Igreja Matriz é tudo de bom para mim. Sempre frequentei, me casei aqui, meu pai ajudou a construir”, comentou.

As celebrações são sempre marcadas com muita emoção. Gente que renova a fé e se sente mais perto do Pai. Assim como a Maria Estresse, de Itaperuçu (PR), que veio para realizar o sonho de conhecer de perto o que sempre vê pela internet. “Conhecia pela TV e assisto a missa todos os dias. Vir aqui era o meu sonho. Eu sou uma pessoa de muita fé, graças a Deus. Eu vim agradecer!”, disse.

De acordo com o Iphan, a Igreja materializa a ocupação do interior do País, em que pessoas simples, amparadas em sua fé e movidas por um ideal comum, migraram, instalaram-se em uma porção de terra e sacralizaram o que, até então, era apenas um lugar comum. O templo tem relação direta com a Romaria, que recebe, anualmente, cerca de 3 milhões de devotos. Desde sua primeira construção, em 1843, ele é um polo dinamizador dessas expressões culturais, sendo um componente referencial do evento religioso, que é, hoje, o segundo maior do Brasil.

Em 2019 e 2020, a Igreja Matriz passou por mais uma restauração. De acordo com o pároco, Pe. João Bosco de Deus, a restauração da Igreja foi um grande presente para a Capital da Fé de Goiás. “A Igreja Matriz passou pelo processo de restauração com a obra financiada pelo Iphan. O Santuário recebeu todas as melhorias necessárias. Parte do madeiramento foi trocado, das torres também. Parte do tablado na frente também foi trocado e foi feito todo um trabalho de alvenaria, pintura total interna e externa”, pontua o pároco.

“Primeiramente o conforto do romeiro é nossa maior preocupação, além da sua segurança. Quem vem a Trindade, entra em uma igreja como essa centenária, precisa ver que tomamos todos os cuidados com a manutenção da história”.

Se você ainda não conhece a Igreja Matriz de Trindade, está convidado! E se já conhece, volte sempre e viva o amor do Pai Eterno bem de pertinho, onde tudo começou.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno