Especial

Como encarar a perda de um ente querido?

“É uma partida dolorosa, mas é um momento de renúncia, de deixar aquela pessoa partir em paz”, reflete Pe. João Bosco de Deus

Uma das certezas que temos na vida é a morte. Todos nós passamos – ou vamos passar – pela experiência da perda de alguém que amamos, da mesma forma que um dia também morreremos. Não temos moradia definitiva na Terra. Especialmente neste momento de pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm perdido entes queridos para esta doença tão traiçoeira. Não é um processo fácil, mas devemos encarar a “despedida” como uma passagem para a vida posterior junto a Deus.

É uma partida dolorosa, mas é um momento de renúncia, de deixar aquela pessoa partir em paz. Por mais difícil que seja, devemos encarar a morte como uma pessoa de fé e confiar em Deus. Precisamos entender que a ressurreição é certa e que alcançará os Céus aquele que realmente se tornou cristão nesse mundo.

Inclusive, isso deve ser trabalhado e preparado ao longo da vida. Caso contrário, quando chegarmos a esse momento, não teremos uma resposta espiritual para darmos a nós mesmos, nem àqueles que amamos. Devemos enxergar a partida com saudade, mas nunca com lamentação.

Quanto ao luto, é preciso passar por ele. É necessário encarar a realidade. Não podemos ficar sedados ou fantasiando que o nosso ente voltará um dia. A pessoa que se foi está bem, ao lado de Deus. Nós, cristãos, rezamos por aqueles que estão no Céu e pedimos a eles que intercedam por nós. Precisamos crer na comunhão com a Igreja celeste.

A quem recorrer para superar as perdas? Primeiramente, a Deus, ao Espírito Santo, que preenche o vazio que fica no nosso coração. Nós pregamos isso: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis”. Assim, Ele nos dá a certeza de que o nosso ente está bem e que devemos continuar a nossa missão aqui na Terra.

Mesmo aquele que faleceu de acidente ou de alguma doença inesperada, devemos crer que o seu tempo de vida na Terra já foi cumprido. Não podemos ficar perguntando por quê? Não existe um “porquê”. A vida é o mistério de Deus, tanto aqui como nos Céus. Logo, precisamos encarar esse mistério com serenidade.

Quanto àqueles que perderam entes queridos para a Covid-19, como eu, minha mensagem é: não se desespere, tenha fé. É um momento de muita dor, mas tenha certeza Deus jamais nos abandonará. Nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, conseguimos enxergar a presença Dele.

O Pai Eterno está presente a todo momento em nossas vidas. Confie Nele, coloque sua vida nas mãos do Senhor e siga em frente. A sua missão ainda precisa ser realizada. Que Deus abençoe e guarde a todos hoje e sempre. Amém!

Pe. João Bosco de Deus, CSsR, Pároco da Paróquia Divino Pai Eterno, em Trindade (GO)


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno