Novembro Azul: prevenir é o melhor caminho

Campanha alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, foi criada a campanha “Novembro Azul”.

O urologista João Paulo Bessa alerta que o câncer de próstata só apresenta sintomas em estado mais avançado, o que dificulta a cura. Por isso, a prevenção é o melhor caminho.  “Infelizmente, ainda é grande a resistência de homens para ir ao médico e realizar exames preventivos. Eles procuram quando já estão doentes. Isso é muito grave. É preciso entender que, ao descobrir com antecedência o câncer de próstata, a chance de cura é superior a 90%”, orienta.

O ideal, segundo ele, é realizar os exames preventivos de próstata a partir dos 55 anos (para pacientes que não tenham nenhum parente de primeiro grau com a doença). Para homens negros, o recomendado é a partir dos 50 anos. “Por fatores genéticos, a etnia negra tem mais chances de desenvolver, enquanto a asiática menos”, explica.

Testemunhos de cura 

É comum o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e o Portal Pai Eterno receberem testemunhos de devotos que já se curaram do câncer de próstata e, por isso, são gratos ao Pai Eterno pela cura. Conheça a história de alguns:

Marco La Porta – Rio de Janeiro (RJ):

Em dezembro de 2019, recebi o diagnóstico de câncer de próstata, que começava a se irradiar pela coluna. Eu teria que decidir pela cirurgia ou pelo tratamento hormonal durante seis meses. Fiquei preocupado, mas nunca perdi a fé no Pai Eterno e na Mãe do Perpétuo Socorro.  Eu optei pelo tratamento e passei a rezar as Novenas todos os dias, pedindo pela minha cura. Em julho, realizei um novo exame e o resultado apontou uma redução de 80% do câncer.  Fiz sessões de radioterapia, mantendo o tratamento hormonal até dezembro. Hoje, estou curado e sou muito grato pela grande graça alcançada. Amém!

Cecília Aparecida Oliveira Gomes – Coração de Jesus (MG):

Em 2015, meu pai foi diagnosticado com câncer na próstata. Ele fez 37 sessões de radioterapia e, em janeiro de 2016, recebeu alta, pois os médicos confirmaram a cura. Em agosto de 2020, meu pai novamente me deu um susto, já que apareceu um caroço na virilha. Levei-o para fazer um ultrassom e nada foi encontrado. Mais uma vez, fiquei sem chão. Enviei fotos para um médico da oncologia e ele falou que era uma hérnia inguinal. Entreguei tudo nas mãos do Divino Pai Eterno e, no dia 10 de fevereiro de 2021, levei meu pai para fazer a cirurgia. O procedimento foi um sucesso e só temos a agradecer ao Divino Pai Eterno por todas as graças recebidas. Amém!

Vera Lúcia Cunha Abrão – Uberlândia (MG):

Desde 2018, meu esposo, Jorge, faz um tratamento contra o câncer de próstata. Sempre confiei e pedi ao Divino Pai Eterno e à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que o protegessem. Agora, com muita alegria e gratidão testemunho que o tratamento foi um sucesso. Além disso, nós dois testamos positivo para a Covid-19. Ele tem 76 anos e eu 73, mas nos recuperamos bem, graças a Deus, pela intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro. Somos eternamente gratos por tantas graças alcançadas. Amém!

Maria Petrúcia Rufino dos Santos – São Paulo (SP):

Em janeiro deste ano, meu esposo, Manoel Messias, foi ao médico e fez alguns exames de rotina. Os resultados constataram que ele estava com vários problemas de saúde, entre eles na próstata, três nódulos na tireoide e estenose distal de esôfago. Fiquei muito preocupada, pois era grave. Coloquei nas mãos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Divino Pai Eterno, assistia às Novenas diariamente e dava a água benta para ele beber. No dia 25 de fevereiro, ele fez a cirurgia da próstata e correu tudo bem. Meses depois, passou pela cirurgia da tireoide e foi um sucesso. No dia 6 de julho, fez a cirurgia do esôfago e também deu tudo certo. Hoje, meu esposo ele está bem e só temos a agradecer pelas graças alcanças. Amém!

Com informações do Ministério da Saúde 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno