Santuário

Basílica de São João de Latrão, a mãe de todas as igrejas

Localizada em Roma, a Basílica de Latrão é considerada a mãe de todas as igrejas católicas no mundo

A Igreja Católica celebra no dia 9 de novembro a Dedicação da Basílica de São João de Latrão. Trata-se de uma celebração muito importante, pois a Basílica de Latrão é considerada a mãe de todas as igrejas. Ela fica em Roma, na Itália, e é a igreja mais antiga da cidade. Ela é uma espécie de “catedral de todas as paróquias”, é a casa do bispo de Roma, que é o Papa Francisco.

História

No início do cristianismo, os católicos não tinham um lugar para fazer suas orações, por isso se reuniam uns nas casas dos outros. A Basílica de São João de Latrão é a igreja mais antiga de Roma e, por isso, também tem uma grande importância histórica para a fé católica: acolheu os cristãos para celebrarem o mistério da Eucaristia.

Ela é uma das quatro basílicas no mundo que tem o título de “maior”. Esse título tem a ver com a importância da igreja e, também, porque são igrejas que foram dedicadas aos papas e, porque tem rituais específicos que o papa celebra nessas basílicas. As outras basílicas maiores são: Basílica de São Pedro, Basílica de São Paulo Extramuros e a Basílica de Santa Maria Maior.

Por isso, hoje vamos celebrar a dedicação da Basílica de São João de Latrão, que foi tão importante para o crescimento da fé católica e da evangelização de muitos corações.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno