Santuário

Curiosidade: você sabe qual é a sigla escrita na hóstia?

A sigla JHS aparece em relevo no centro da hóstia consagrada

Apesar de ser desconhecido por muitos fiéis, a hóstia consagrada possui uma sigla, com um significado específico e especial. A sigla JHS aparece em relevo na hóstia e, basicamente, significa Jesus Salvador dos Homens. Este é um símbolo da fé católica e que foi originalmente criado por São Bernadino de Sena, mais especificamente no século XV, e, posteriormente, foi adotado por Santo Inácio de Loyola, em meados do século XVI.

De acordo com o missionário redentorista, padre Walmir Garcia, essa sigla é a tradução da sigla original que é IHS. “É um cristograma, porque é a abreviatura de uma expressão latina, que significa Jesus Homem Salvador, na tradução para o português”, explica.

As vezes, ainda no centro da letra H aparece uma cruz, que traz essa referência a Jesus Cristo. Esse símbolo é, também, para a decoração interior das igrejas católicas, em altares, escudos, toalhas e diversos outros itens de cunho religioso.

 

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno