Santuário

Dia de Ação de Graças: uma data dedicada à gratidão

Data reforça a importância de uma das virtudes mais importantes da fé cristã

Nesta quinta-feira (25/11), é comemorado o Dia de Ação de Graças, um dia dedicado à gratidão. A data é celebrada sempre na última quinta-feira do mês de novembro, principalmente nos Estados Unidos, onde é conhecida como “Thanksgiving Day”. Apesar de não ter muita força no Brasil, a celebração reforça a importância de uma das qualidades mais importantes da fé cristã: a gratidão.

Vários versículos da Bíblia falam sobre este sentimento, que é um dos mais puros e nobres que existem. Muitas vezes, não é uma tarefa fácil exercê-la, mas devemos lembrar que, pequenos gestos de gratidão no dia a dia, podem ajudar o próximo a sentir mais feliz e valorizado.

É o que destaca o Missionário Redentorista Pe. Jefferson Nunes. Ele explica que “gratidão” tem origem no termo do latim gratus, traduzido por graça ou estar agradecido. “Portanto, vivenciemos em atitude sincera de reconhecimento da graça de Deus que age no mundo”, complementa.

Para cultivar a gratidão, o religioso pontua que é importante reconhecermos a presença sempre terna e amorosa do Pai Eterno em nossas vidas. “Ele é o provedor de todas as coisas. Como nos ensina o catecismo da Igreja, Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente n’Ele se encontra a felicidade. Por fim, tenhamos um coração sempre agradecido por tudo o que o Pai nos concede e, mais do que isso, percebamos sua ação em nossos dias”, diz.

Superação 

E como ser grato, mesmo em momentos de dificuldades? Em relação ao questionamento, Pe. Jefferson Nunes se recorda de uma frase que ouviu há alguns anos: “Nessa vida, sempre passaremos por momentos de dor e sofrimento”. Diante disso, ele ressalta que Jesus é solidário com as nossas dores e labutas diárias.

“Outra imagem que me vem ao coração é aquela da Via-Sacra, quando Jesus caiu e apareceu um homem chamado Cirineu. Ele ajuda o Senhor a carregar a Cruz e nos faz recordar que Jesus é o novo Cirineu de nossas vidas, ajudando-nos a carregar nossos fardos e sofrimentos. Ele está sempre ao nosso lado e nunca nos abandona. Essa presença tão rica de amor, renova as nossas esperanças quando tudo parece não ter mais solução”, conclui.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno