Especial

Como vivenciar o Tempo do Advento?

Neste período, as pessoas se enchem de esperança em preparação para a vinda do Senhor

No mês de dezembro, a Igreja celebra a solenidade do Advento, um tempo litúrgico em que, durante quatro semanas, a igreja prepara para receber o Messias. O Tempo do Advento foi instituído pela Igreja Católica para que os cristãos se preparassem para a celebração do Natal, mas também recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda próxima de Jesus.

De acordo com o Pe. João Batista de Lima, o Advento é um tempo cheio de expectativa em que as pessoas se enchem de esperança e ficam atentas e vigilantes, em preparação para a alegre vinda do Senhor. “É um tempo de sobriedade, em que somos preparados para o Natal. A cor, assim como o tempo da quaresma é o roxo, pois representa o espírito de vigilância, e de preparação para a chegada de Cristo. Mas, hoje, buscamos usar a o roxo mais claro para diferenciar, pois o tempo do Advento significa estarmos vigilantes, para o que vem”, explica.

O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que veio, Aquele que está entre nós e Aquele que virá no “dia do Senhor”. Segundo o religioso, é um Tempo especial. “Para nós, é um tempo de preparação do Natal e marca o início de um novo ano litúrgico, para celebrar o mistério da encarnação”, diz.

Além disso, o padre explica que também é um momento bem familiar. “O Natal é uma festa da família. É Jesus que veio e que nasce o tempo do advento, tempo da família, para preparar o caminho do Senhor na realidade mais íntima de cada um”.

Orientações da igreja

Como tempo litúrgico, o Advento chama ao recolhimento para a grande festa do Natal. Diante disso, Pe. João Batista de Lima explica que a Igreja orienta os cristãos a não anteciparem essa festa. “O Tempo do Advento é um caminho de preparação interior”, diz ele.

Além disso, alguns objetos simbolizam esse tempo litúrgico. “A cada ano, nós fazemos um caminho espiritual. Mas, é um caminho que não tem fim, por isso simbolizamos com a coroa. Além disso, são quatro velas que simbolizam as semanas de preparação para mostrar esse processo de conversão, vigilância e alegria diante da proximidade do nascimento do Senhor”, finaliza.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno