Santuário

Deus e o Divino Pai Eterno são um só? Entenda o conceito!

Divino Pai Eterno é um título, uma forma de chamar a Deus, reconhecendo-o como Pai, verdade revelada por Jesus Cristo ao mundo, quando disse: “Deus é Pai!”

Tem gente que costuma dizer: “Agradeço a Deus e ao Divino Pai Eterno!”. E tem gente que acha que Divino Pai Eterno é um santo. Ele não é um santo, assim como Ele e Deus são um só. Divino Pai Eterno é um título, uma forma de chamar a Deus, o reconhecendo como Pai, verdade revelada por Jesus Cristo ao mundo quando disse: “Deus é Pai!”. Em sua composição nominal, “Divino” significa que Ele é Deus, sobrenatural, sublime, perfeito, encantador. “Pai”, porque é Ele quem dá a vida, gera, cria e ama seus filhos. “Eterno”, porque não tem começo e nem fim, é para sempre, e Ele chama Seus filhos à eternidade, à vida eterna.

Segundo Pe. Welinton Silva, Missionário Redentorista, a explicação é a seguinte: “onde está o Pai, está o filho. Só existe o Pai porque existe o filho, e só existe o filho, que ama o Pai, pela relação de amor que os dois constroem, chamada de Espírito Santo. É, a partir daí, que nós vamos compreender, pela tradição da Igreja, o significado da palavra revelação. Revelar é tirar o véu, é mostrar, é desvelar. Deus, assim o quis mostrar, como Pai, Filho e Espírito Santo para nós. Nós devemos sempre, ao olharmos para Deus, guardarmos essa dimensão de pericorese, uma palavra grega, mas que tem tudo a ver, para entendermos um pouquinho dessa dimensão do que a gente canta: ‘Ele é um só Deus, em pessoas três’, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Unidos em torno do mesmo coração, são três pessoas em um só Deus. Não são três Deuses, mas três pessoas, unidas pelo mesmo coração”.

Santíssima Trindade

O Ícone – Imagem do Divino Pai Eterno – é formado pela Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria. Composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas.

Pai Eterno

É a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar Sua bondade, Sua glória e beleza.

A figura de um homem semelhante a Jesus Cristo, com barba, cabelos grisalhos, representando toda a sabedoria do Pai Eterno. De acordo com o Evangelho de João: “Quem me vê, vê o Pai”. A aparência humana representa Gêneses, quando Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. O fato de estar sentado, representa a autoridade de Pai; o manto vermelho, o fogo do poder da criação; os detalhes dourados, a divindade do Pai.

Jesus Cristo, o Filho

A segunda pessoa da Santíssima Trindade. O Filho predileto, o ungido e enviado para redimir a humanidade de suas faltas. O verbo que se encarna, para salvar a todos das trevas, que reconcilia com Deus, modelo de santidade.

Seu manto vermelho representa o sangue derramado na crucificação, o dourado simboliza sua divindade. Sua figura lembra a carta aos Filipenses 2,6-11: “Jesus Cristo, sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes”.

Espírito Santo

É a terceira pessoa da Trindade. É o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.

É representado pela pomba branca sobre o Pai, Jesus e Maria, sendo uma alusão à sua aparição, durante o batismo de Jesus Cristo ‘em forma corpórea como uma pomba sobre Jesus’, como dito em Lucas. Além de representar o amor incondicional entre o Pai e o Filho, sendo, inclusive, um gesto de amor à Santíssima Trindade coroar Nossa Senhora, que foi cheia do Espírito Santo, e através dele, gerou em seu ventre, Jesus Cristo.

Nossa Senhora

Encontra-se no centro da Imagem. É a esposa do Espírito Santo. Mãe de Deus, porque é a mãe de Jesus. A Imaculada Conceição, a mãe de todos os viventes. É a humanidade presente, junto ao mistério da Santíssima Trindade.

O fato de estar ajoelhada, representa sua submissão e humildade à Santíssima Trindade. Maria não é uma pessoa divina. Ela é humana, porém foi preservada do pecado originar por Deus, por ser a mãe de Jesus. A coroa significa que Maria se mantém em sua submissão de maneira santa, sempre junto de Jesus, sofrendo as dores de uma mãe, ao ver o filho morrer na cruz. Ela é coroada por Deus, como Rainha do Céu e da Terra, protetora da humanidade. Sua roupa representa pureza, verdade absoluta e realeza, pelos detalhes dourados.

A base da Imagem do Divino Pai Eterno é composta por nuvens douradas. Elas são a representação da glória de Deus. Estando a Santíssima Trindade e Nossa Senhora, colocadas nesta posição, o significado é que estão na Glória de Deus.

A história

Relatos contam que, por volta de 1840, o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um Medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto, em Goiás. Surpresos, eles notaram que havia a Imagem da Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria.  Os dois beijaram a imagem, se sentiram abençoados, e entenderam que tinham recebido um sinal de Deus. O casal colocou o Medalhão em um local especial em casa e começaram a reunir amigos, familiares, que rezavam o terço. A partir daí, graças e milagres começaram a ser compartilhados. As notícias foram se espalhando e a quantidade de pessoas rezando, era cada vez maior.

A casa de Constantino não tinha mais espaço para tanta gente. Então, a comunidade se reuniu e construiu uma capela simples com folhas de coqueiro e buriti.  Logo, a capela também ficou pequena e o casal resolveu doar um terreno que tinha, para a construção de uma capela maior.

Dada a necessidade, Constantino foi em busca de reproduzir a Imagem do Medalhão para um tamanho maior, em forma de escultura. Assim foi feito pelo artista plástico Veiga Valle, em Pirenópolis. A nova Imagem foi esculpida em madeira e até hoje está guardada na Igreja Matriz de Trindade.

Por volta de 1876, iniciaram as romarias. O povo de toda a região começou a visitar a capela. Quanto mais graças eram recebidas, mais pessoas chegavam para oração.  Em pouco tempo, a arquidiocese de Goiás, percebeu a quantidade de fieis e a necessidade de construir o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, inaugurado em 1912, onde hoje é a Igreja Matriz de Trindade. Novamente, em pouco tempo, ele também ficou pequeno, e foi preciso construir outro Santuário, hoje a Basílica do Divino Pai Eterno, que também já não comporta a quantidade de devotos. Por isso, está sendo construído o Novo Santuário do Divino Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
9 Cometários
  • Sandra Farias de Araújo
    28/3/2022 - 20:06:12

    Acho linda a história da coroação de Maria Santíssima!

  • Mario barbosa da cunha
    1/5/2022 - 23:21:04

    Eu amo o Divino Pai Eterno!

  • Gesimar Ribeiro Perea
    6/6/2022 - 11:46:26

    Muito linda a história de aparição da medalha do Divino Pai Eterno, estive aí há uns três anos e estou me programando para retornar ao Santuário. Se Deus quiser em breve estarei por aí, amém!

  • Daniela
    10/6/2022 - 14:46:00

    Agradeço ao Divino Pai Eterno por todas as graças alcançadas e pelo amparo nas horas de angústia.

  • Maria Vilani Mendes de Andrade
    19/6/2022 - 19:06:43

    Saúde, paz e muitas realizações de sonhos para minha família com as bênçãos de Deus Pai todo poderoso 🙏 Kamylla, Kaio, Karyza, João Paulo, para mim e Samuel.

  • Carlos Ivanildo da Silva Araujo
    9/7/2022 - 10:54:14

    Gostei muito de ficar sabendo tudo sobre a Imagem do Divino Pai Eterno.

  • Régis Alves Diniz
    16/1/2023 - 19:29:29

    Linda História, maravilhosa.

  • Ana Marcia Frade
    26/6/2023 - 20:50:51

    Que história linda de manifestação de fé. Divino Pai Eterno seja louvado! 🙏🙏🙏🙏

  • Eliane
    4/7/2023 - 07:49:32

    Olha, me sinto muito feliz ao saber todas essas informações do Divino Pai Eterno, me foi muito útil. Muito obrigada.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno