A oração de Francisco: a Ucrânia é uma terra que merece paz

Papa volta a lançar um apelo para que “o bem de todos seja colocado acima dos interesses de parte”

Hoje, 26 de janeiro, é o Dia de Oração pela paz na Ucrânia e, como ele mesmo pediu no último domingo no Angelus, Francisco concluiu a Audiência Geral, desta quarta-feira (26/01), com esta intenção. “Peçamos ao Senhor com insistência que aquela terra possa ver florescer a fraternidade e superar feridas, medos e divisões.” Recordando o sofrimento do povo ucraniano ligado ao segundo conflito mundial, o Santo Padre lembrou que mais de cinco milhões de pessoas foram aniquiladas durante a guerra: “É um povo sofredor que merece paz”. “Que as orações e súplicas, que hoje se elevam ao Céu, toquem as mentes e os corações dos responsáveis na terra, para que façam prevalecer o diálogo, e o bem de todos seja colocado acima dos interesses de parte. Rezemos pela paz com o Pai Nosso: é a oração dos filhos que se dirigem ao mesmo Pai, é a oração que nos faz irmãos, é a oração dos irmãos que imploram reconciliação e concórdia.”

A Igreja unida em oração

Para responder ao apelo do Papa Francisco, estão previstos em vários países nas igrejas e paróquias encontros de oração pela paz na Ucrânia. O cenário do conflito não é uma hipótese remota, mas um risco concreto que pode perturbar dramaticamente o equilíbrio do mundo. Como o Papa Francisco lembra em sua Encíclica Fratelli tutti, a guerra “não é um fantasma do passado, mas se tornou uma ameaça constante. O mundo encontra cada vez mais dificuldade no lento caminho da paz que empreendeu e que começava a dar frutos”. “Se queremos um autêntico desenvolvimento humano integral para todos, devemos prosseguir sem cansar no compromisso de evitar a guerra entre nações e povos”. “Não podemos mais pensar”, lê-se ainda na encíclica, “na guerra como solução, pois os riscos provavelmente sempre excederão a hipotética utilidade que lhe é atribuída. Diante dessa realidade, hoje é muito difícil sustentar os critérios racionais amadurecidos em outros séculos para falar de uma possível ‘guerra justa’. Chega de guerra!”. “Toda guerra deixa o mundo pior do que o encontrou. A guerra é um fracasso da política e da humanidade, uma rendição vergonhosa, uma derrota diante das forças do mal”.

A situação

Francisco, como disse no último domingo no Angelus, acompanha “com preocupação o aumento das tensões que ameaçam infligir um novo golpe à paz na Ucrânia e questionam a segurança no continente europeu”. Mais de 120 mil soldados russos estão posicionados na fronteira ucraniana e no território de Donbass. Washington continua mantendo conversações com líderes europeus e com a OTAN. A Aliança Atlântica “enviará uma proposta escrita no final desta semana” à Rússia para “encontrar uma saída” para a crise. Na Ucrânia, o ministro da Defesa, Alexei Reznikov, por enquanto exclui uma ameaça de invasão russa, mas especifica que “cenários de risco” permanecem para o futuro.

Confiamos tudo ao Senhor

São horas de ansiedade sobre a situação na Ucrânia. Teme-se que o conflito, que eclodiu em 2014, possa se agravar com repercussões em escala internacional. Como recordou o núncio apostólico na Ucrânia, dom Visvaldas Kulbokas, em entrevista à mídia vaticana, a guerra “já dura 8 anos nas regiões orientais do país e certamente criou muitos problemas”. “Há quem perdeu a saúde, casa, trabalho, e tudo isso tornou os ucranianos mais fortes diante das dificuldades. O risco de um possível agravamento do conflito é vivido com mais coragem”. Referindo-se ao dia de hoje, o núncio apostólico na Ucrânia sublinhou que “o significado desta oração é sobretudo que nos convertamos, para viver a fidelidade a Deus e viver a fraternidade e a misericórdia para com todos, com humildade, coragem, criatividade, para dizer ao Senhor: agora confio tudo nas tuas mãos”.

PAPA FRANCISCO

Oração pela Paz*

 

Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!

Tentámos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas… Mas os nossos esforços foram em vão. Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: «nunca mais a guerra»; «com a guerra, tudo fica destruído»! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho. Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão. Mantende acesa em nós a chama da esperança para efectuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra! Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amen.

Fonte: Vaticans News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
3 Cometários
  • Hilano
    11/3/2022 - 06:18:21

    Eu quero paz! Essa guerra que tá acontecendo entre Rússia e Ucrânia, vamos acabar com essa guerra.

  • Tânia Mara
    19/3/2022 - 15:54:11

    Tende Piedade de vossos filhos, nossos irmãos inocentes que estão de baixo desse fogo cruzado. Amém Jesus!

  • Luciana Morais de Souza
    21/4/2022 - 09:01:53

    Bom dia para todos os irmãos.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno