Santuário

Festa da Apresentação do Senhor: dia de oferta e entrega a Deus

Devemos nos entregar para que Ele nos oriente e dê o encaminhamento para nossa vida

Quarenta dias depois de ter celebrado o Natal, a Igreja celebra, neste dia 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor. De acordo com a legislação do Antigo Testamento, a mulher que dava a luz a um filho homem deveria se apresentar aos 40 dias no Templo para a sua purificação. E assim foi feito.

Iluminados pelo Espírito Santo, Simeão e a profetisa Ana, autoridades religiosas de seu tempo, reconheceram a divindade do Senhor naquela criança, apresentada por Maria e José e o anunciaram com júbilo. Por isso, neste dia, também nos reunamos em verdade e reconheçamos Jesus como nosso Redentor.

A Festa da Apresentação do Senhor é o presságio do mistério da Salvação, em que a Luz que ilumina as nações, a qual é o próprio Cristo, vem ao encontro de todos a fim de oferecer a misericórdia e a libertação tão esperada por Israel e por todos os confins da Terra. Para os cristãos, é um dia de oferta a Deus. Devemos nos entregar para que Ele nos oriente e dê o encaminhamento para nossa vida.

Na Primeira Leitura, extraída do Livro da Profecia de Malaquias (Ml 3,1-4), anuncia o “Dia do Senhor” em que o próprio Deus descerá e chegará ao seu templo, a fim de encontro ao seu povo, e renovará Sua Aliança, purificando todos os corações dos fiéis. Tal purificação tem a finalidade de preparar a todos, dignos em fazer oferendas justas e aceitáveis ao Senhor.

Imersos na Palavra desta Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, possamos reconhecer Jesus como o Sacerdote por Excelência, por meio da entrega do seu próprio ser, em prol do Mistério da Salvação a todos nós: Luz que ilumina as nação e glória a todos os povos.

Com informações do Vatican News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno