Redentoristas

Saiba a diferença entre freira, irmã e madre

Ir. Claudete Ferreira Mendes, da Copiosa Redenção, explica detalhes. Confira!

Homens que escolhem a vida religiosa recebem várias denominações, as quais são determinadas pelas fases de formação, ordenação ou por missão desempenhada na Igreja. Da mesma forma, acontece com as mulheres que optam por seguir a vida em missão e dedicação à Igreja.

De acordo com a Ir. Claudete Ferreira Mendes, que integra a Comunidade da Copiosa Redenção, em Trindade (GO), freira e irmã representam o mesmo significado e os dois nomes são usados em sociedade. “Eu sou uma consagrada e, normalmente, as pessoas me chamam de irmã. Freira, na língua portuguesa, é o feminino de frei, uma forma não mais utilizada comumente. Então, no nosso meio religioso é mais usado o nome irmã”, explica.

A religiosa explica que há uma diferenciação conforme atribuições de responsabilidades dentro da Congregação. “Antigamente, se usava muito a denominação madre superiora para a irmã que era a responsável pela comunidade, ou seja, superiora local. Depois, esse termo mudou só para madre. Para isso, tem o capítulo, que é uma espécie de eleição, igual ao dos padres. Então, ela é eleita e fica por um período de até seis anos. Ela visita as comunidades anualmente, escuta as irmãs e procura acompanhar a missão de cada uma”, pontua.

Ordem religiosa

Outro ponto destacado pela Ir. Claudete é a denominação conforme a ordem religiosa. “Nós somos as Irmãs da Copiosa Redenção, temos em Trindade também as Irmãs Carmelitas e as Irmãs da Caridade da Vila São Cottolengo. E como é separada a ordem? Pelo carisma. As irmãs da Copiosa Redenção têm como carisma adoração ao Santíssimo Sacramento pelos dependentes químicos. Copiosa significa graça abundante, que redime. Já as Carmelitas, por exemplo, vivem enclausuradas nos Carmelos em oração pelo mundo”, ressalta.

Para viver a consagração dentro da Igreja Católica, as irmãs, assim como os padres, passam por um processo de discernimento vocacional e formação. Primeiramente, segundo a religiosa, existe um acompanhamento quando ainda estão com a família. Depois, se entra no aspirantado, que é uma fase na qual se aspira pela vida religiosa. Depois dele, já começam a estudar o carisma e vem o postulantado, que dura em média, dois anos, depende da candidata.

Em seguida, vem o noviciado, que dura cerca de um ou dois anos, sendo o primeiro ano canônico, fechado só para estudos. Depois, vem a fase em que somos enviadas para a missão. Posteriormente, o juniorato, que dura em torno de sete a oito anos. E, finalmente, são os votos perpétuos, que é o último passo. As irmãs vivem no convento, assim como os padres religiosos”, finaliza a religiosa.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
6 Cometários
  • Joel Antônio de Souza
    24/1/2022 - 06:11:41

    Bom dia, Irmã Claudete. Gosto de assistir as orações de manhã. Não sou católico, mas gosto muito. Obrigado.

  • Patrícia Fonseca dos Santos Martins
    23/2/2022 - 10:19:51

    Sinto-me imensamente feliz ao rezar todos os dias o Santo Terço na companhia da Irmã Claudete. Eu e minha mãe Jucileide que está em tratamento contra o câncer e que sente muitas dores, no momento da oração chega até mesmo a dormir. Isso nos prova que Deus está conosco sempre e nos conforta com sua infinita misericórdia. Amém!

  • Maria Silvia Gobbo Brum
    2/3/2022 - 21:30:06

    Boa noite irmã Claudete.Assisto todos os dias a novena do Sagrado Coração de Jesus em sua companhia.a senhora é muito simpática e agradável, Deus proteja e abençoe sempre! Muito obrigada

  • Rejane Maria A. Paulo
    5/3/2022 - 23:02:33

    Sou participante fiel das novenas e também sou muito devota do Divino Pai Eterno. Admiro muito o Pe. João Paulo, reitor, e assisto todas as três novenas: Ao Sagrado Coração de Jesus, ao Divino Pai Eterno e a de Nossa Senhora do perpétuo Socorro! A irmã Claudete realmente é uma Santa. Nos dá tanta Paz com suas palavras! Que Deus os abençoe grandemente!

  • Maecos Antônio Mont' Alverne
    9/3/2022 - 08:36:38

    Irmã Claudete Ferreira Mendes, muito obrigado pelo Santo Terço ao Sagrado Coração de Jesus. Graças a Deus Sou do apostolado da oração, e todos os dias rezo junto com a senhora. Sou de Taubaté-SP.

  • MANOEL HUMBERTO LUIS MOREIRA
    10/3/2022 - 10:51:09

    Irmã Claudete, saúde, paz e sobriedade!
    Parabéns pela aula sobre as denominações dentro da vida religiosa consagrada!
    Temos algo em comum, no sentido de que atuei por vários anos na Pastoral da Sobriedade, na Comunidade Santa Teresinha (Paróquia Santo Antônio), Diocese de Campo Limpo, na Pastoral Diocesana. É muito gratificante poder ajudar irmãos e irmãs na libertação de qualquer dependência.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno