Santuário

Celebremos São José, o protetor da Sagrada Família

Mês é dedicado a refletir sobre o exemplo deste grande servo do Pai Eterno

A Igreja celebra neste sábado, dia 19 de março, o Dia de São José. Neste período, somos convidamos a refletir sobre o exemplo deste grande servo do Pai Eterno, que viveu em prol da obediência e da devoção. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. No Evangelho de São Mateus, vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

Ensinamentos

Na carta apostólica Patris corde, dedicada a São José e publicada em 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco quis perpetuar a “entrega de toda a Igreja ao poderoso patrocínio do Guardião de Jesus”. Ele compartilha algumas reflexões pessoais sobre José, com o objetivo de “aumentar nosso amor por este grande santo, para sermos levados a implorar sua intercessão e a imitar suas virtudes e o seu entusiasmo”.

Segundo ele, Deus confiou em José, como fez Maria, que encontrou nele o esposo que a amava e respeitava e sempre cuidou dela e do Menino.  “Nós devemos aprender com José a guardar estes bens: amar o Menino e a sua mãe; amar os sacramentos e o povo de Deus; amar os pobres e a nossa paróquia”, pontua Francisco.

Em uma de suas homilias, o Pontífice enfatizou: “É o homem que não fala, mas obedece, o homem da ternura, o homem capaz de levar adiante as promessas para que se tornem firmes, seguras. O homem que garante a estabilidade do Reino de Deus, a paternidade de Deus, a nossa filiação como filho de Deus. Gosto de pensar José como guardião das fraquezas, de nossas fraquezas: é capaz de fazer nascer muitas coisas bonitas de nossas fraquezas, de nossos pecados”.

Oração a São José:

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Papa Francisco, Patris Corde)

 

Com informações do Vatican News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Levi Pereira Almeida
    12/3/2022 - 16:49:27

    Rezemos pela PAZ nas famílias e no mundo inteiro

  • Maria jose galdino dos santos
    13/3/2022 - 17:28:13

    Sao jose cobverta os meus filhos, que nunca sigam o caminho do mal. AMEM.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno