Santuário

Domingo de Ramos dá início à Semana Santa. Entenda o significado!

A celebração faz memória à entrada do filho de Deus em Jerusalém

No próximo domingo, dia 10 de abril, último da Quaresma, os cristãos celebram a abertura da Semana Santa com o Domingo de Ramos. De acordo com o Missionário Redentorista, Pe. Éverson de Faria Melo é um tempo sério, de oração e reflexão. “Vamos viver momentos bastante sérios, da Paixão e Morte, do sofrimento e dor de Jesus e de Nossa Senhora, mas não podemos nos esquecer de que nós acolhemos como os habitantes de Jerusalém acolheram na alegria o nosso Salvador”, afirma.

O tradicional Domingo de Ramos é uma celebração que faz memória à entrada do filho de Deus em Jerusalém. Com galhos de oliveira nas mãos, o povo aclamou Jesus como filho de Davi. Hoje em dia, os cristãos podem levar qualquer tipo de ramo para a procissão. De acordo com Pe. Éverson, o que vale é o significado deste momento. “O Domingo de Ramos nos coloca diante deste filho de Davi, que veio para vencer, morrendo por amor para nós. Mas, acontece que Jesus não vai ficar morto. Ele vai ressuscitar. Então, se as pessoas aclamam, os honramos e gritam, é mostrando que todos estão acolhendo Jesus”, explica.

Os ramos significam a vitória da vida sobre a morte e o pecado. Tradicionalmente, após a missa eles são guardados e queimados para que as cinzas possam ser utilizadas no início da próxima Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas.  “Que vivamos o Domingo de Ramos nesta dimensão de acolhimento e que nós possamos, com o ramo nas mãos, mas principalmente, com o coração aberto, acolher Jesus e proclamar, bendito o  filho de Davi, bendito aquele que veio para me salvar”, conclui o religioso.

Confira, abaixo, a programação do Domingo de Ramos em Trindade (GO):

7h – Bênção dos Ramos na Igreja Matriz de Trindade e procissão até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

8h às 11h e 14h às 17h – Confissões individuais no subsolo do Santuário

Missas no Santuário Basílica: 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30

Missas na Igreja Matriz: 6h, 8h, 9h30, 18h e 19h30

Missa no Carmelo da Santíssima Trindade: 7h

Missa na Vila São Cottolengo: 9h

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno