Redentoristas

15 anos da V Conferência Geral do Episcopado, em Aparecida

O Espaço Memorial é uma iniciativa da CNBB e do Santuário Nacional, que lembra as conferências realizadas pelo Conselho Episcopal Latino-americano

Há 15 anos, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) estava sediando a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho (CELAM). Esse encontro reunia bispos de toda a América Latina e, acolhia no Brasil o então papa Bento XVI e impulsionava o futuro pontificado de Francisco.

Foi nesta Conferência que surgiu o Documento de Aparecida, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente onde uma comissão foi eleita para a redação do documento final, que aglutinaria as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina. Na época, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.

E para relembrar esse momento, foi inaugurado no mesmo local, um Espaço Memorial, lembrando o momento presidido pelo Papa Bento XVI 15 anos atrás. O Espaço Memorial é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Santuário Nacional, que lembra as conferências realizadas pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), com livros, fotos, paramentos e outros objetos. A inauguração esteve presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, que após a acolhida do reitor do Santuário Nacional, que insistiu em ver Aparecida como a Casa da Mãe, mostrou sua alegria diante deste importantíssimo evento.

Dom Walmor insistiu em que esse espaço memória não faz referência unicamente ao passado, e sim algo que mostra “a força espiritual e missionária da Conferência de Aparecida e o Documento de Aparecida”, destacando que mesmo sem aparecer o termo, no Documento de Aparecida “nós encontramos um programa de sinodalidade da mais alta qualidade, da mais alta pertinência”.

Com informações do Vatican News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno