Redentoristas

56º Dia Mundial das Comunicações: saiba como participar

Anualmente, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, por ocasião da festa da Ascensão do Senhor

Anualmente, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, por ocasião da festa da Ascensão do Senhor, que será no próximo domingo (29/05). Sempre nesta oportunidade, o Papa Francisco dirige uma mensagem a todos os comunicadores. Em 2022, ele reflete sobre a temática: “Escutar com os ouvidos do coração”. Sua mensagem foi lançada na segunda-feira, 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores.

Por conta da data, a Pascom Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras organizações promovem a Semana da Comunicação, nos dias 23 e 26 de maio. 

Programação

A primeira atividade será a Leitura Orante da Palavra de Deus, nesta segunda-feira (23/05), a partir de 19h30. O roteiro foi preparado pelo Cristonautas Brasil e contará com a meditação da Palavra da religiosa paulina e ex-assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB, Ir. Elide Fogolari, e pelo secretário do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Márcio Oliveira. O texto bíblico que conduzirá a reflexão será Marcos 12,28-34. Acompanhe a Leitura Orante por aqui.

A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece quinta-feira (26/05), com início às 19h30. O aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais será conduzido pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB. Colaboram na reflexão os professores e pesquisadores Andréia Gripp, Aline Amaro, Ir. Joana Puntel, Moisés Sbardelotto e Ricardo Alvarenga. A mediação será feita pelo coordenador-geral da Pascom e membro do grupo, Marcus Tullius.

No domingo da Ascensão do Senhor (29/05), comunicadores de todo Brasil poderão celebrar o Dia Mundial das Comunicações, por meio da transmissão de duas celebrações eucarísticas, em sua intenção, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

A primeira celebração, às 8 horas, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pelas emissoras de inspiração católica: TV Horizonte, TV Rede Século 21, TV Rede Vida e TV Canção Nova.

Às 15h, a segunda celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, com transmissão pela TV Horizonte, TV Imaculada, TV Aparecida, TV Pai Eterno, TV Nazaré, TV Evangelizar e Web TV Bom Jesus.

Ao final da celebração, será divulgada uma carta dos setores comunicativos que organizam a Semana da Comunicação.

Como se preparar?

A Pascom Brasil disponibilizou o subsídio “Escutar com o ouvido do coração” em preparação para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e tem o objetivo de auxiliar os agentes da Pascom, no aprofundamento das reflexões sobre o tema escolhido pelo Papa Franscisco e sua reflexão na mensagem: “Escutar com o ouvido do coração”.

A Pascom-Brasil orienta cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) a se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial ou on-line. Dentre as novidades do subsídio, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e da sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto.

Para baixar o material interativo em PDF, clique aqui.

Dicas de leitura e filmes

Para enriquecer ainda mais o material e apontar outras formas de reflexão sobre a temática da escuta, o subsídio traz diversas dicas de livros e filmes, que poderão ser utilizados, tanto neste período que antecede a celebração do Dia Mundial das Comunicações, quanto no decorrer do ano.

Dentre os filmes, está o vencedor do Oscar 2022, “No ritmo do coração”, que narra a história de uma jovem filha de pais surdos. A família comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby, a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas, por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Em cada indicação de filme, há um link para a plataforma na qual é possível assisti-lo.

Com informações da CNBB


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno