Celebração

Tradicional Missa em Homenagem aos Carreiros, Muladeiros e Cavaleiros é celebrada pelo padre João Bosco, CSSR

“Do isolamento ao encontro” foi a temática da celebração, que norteou uma homilia focada no encontro do Pai Eterno com seus filhos

Milhares de devotos lotaram a Praça Dom Antônio Ribeiro de Oliveira para assistirem à Santa Missa em Homenagem aos Carreiros, Muladeiros e Cavaleiros. A celebração aconteceu na tarde do nono dia da Romaria do Divino Pai Eterno (02/07) e foi presidida pelo pároco da Igreja Matriz de Trindade e vice-presidente da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), padre João Bosco de Deus, CSSR.

Com a animação do frater Eurípedes Júnior, CSSR, a solenidade teve participação do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e presidente da Afipe, padre João Paulo Santos, CSSR; também dos padres Edinísio Pereira, ex-reitor do Santuário Basílica; Welinton Silva, apresentador do Almanaque Católico da TV Pai Eterno; Sidney Martins, prefeito do Santuário Basílica; e demais religiosos. O prefeito de Trindade, Marden Junior, também esteve presente na solenidade, ao lado de sua família.

“Do isolamento ao encontro” foi a temática da celebração, que norteou uma homilia focada no encontro do Pai Eterno com seus filhos e destinada, em especial, ao homem e à mulher do campo. Em sua fala, padre Bosco salientou que é preciso sair do isolamento e ir ao encontro de Deus; encontrar-se e ser encontrado, em comunhão.

“Nesta celebração, neste ano de Romaria, deixe para trás todo e qualquer ressentimento, mágoa, ilusão, cansaço. Deixe o Pai conduzir seus passos. Dê um abraço fraterno no seu irmão, na sua irmã. Ele é o caminho pelo qual chega a nossa paz”, disse.

Galeria de Fotos

Medalhão do Divino Pai Eterno

Todo ano, durante a Romaria do Divino Pai Eterno, acontece a tradicional missa dos carreiros, muladeiros e cavaleiros. A celebração traz elementos sertanejos, o que vai ao encontro com a história do Medalhão do Divino Pai Eterno: objeto do qual surgiu esta devoção.

“O medalhão achado aqui no meio do sertão, por uma casal de camponeses, Constantino Xavier e Ana Rosa, não é um simples achado, não foi alguém que deixou cair na estrada. Foi o Divino Pai Eterno que aqui apareceu, que aqui veio ao nosso encontro”, salientou o padre.

Segundo Bosco, o Divino Pai Eterno criou uma forma de nos encontrar: por meio do medalhão. “Ele veio e deixou aqui no coração do Brasil o medalhão com a insígnia do Pai, do Filho e do Espírito Santo coroando Nossa Senhora. Ele fez brotar da mãe terra, da terra bruta, do meio do sertão, esse encontro”, expressou o padre.

Ainda durante seu sermão, pe. João Bosco convidou os romeiros presentes na celebração para refletirem sobre o sentido do acaso. “O homem e a mulher de fé, tementes, sabem que nada é por acaso; é Deus que vem ao encontro. Aqui neste sertão, ele fez surgir da mãe terra essa santa devoção. Por isso, meditamos sobre um Deus de amor, um Deus de misericórdia, que ama seu povo, que quis fazer essa aliança acontecer aqui em Trindade”, acrescentou.

Benção final

Ao final da celebração, o padre Bosco realizou uma bênção especial para todos os animais, sejam eles pets ou do campo, que contribuem para a sobrevivência humana. Também pediu as graças do Pai para os agricultores, campos, pastagens, terras e lavouras.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno