Construção

Mais uma etapa de concretagem é feita na Nova Casa do Pai 

Confira a entrevista com o engenheiro, que explica como é feito o processo 

Construção da Nova Casa do Pai em Trindade (GO). Foto: Rodolfo Cândido

 

Um volume equivalente a 40 caixas d’água de mil litros de concreto foi utilizado nos últimos dias, para mais uma etapa de concretagem na obra da Nova Casa do Pai. Desta vez, foi concretada uma calha do lado direito da igreja, que terá formato de cruz. Na atual etapa, está sendo construída a estrutura de onde será a Capela de Batismo, mais duas capelas, além da parte administrativa.  

Cada metro cúbico de concreto pesa aproximadamente 2,5 mil quilos. Por isso, é necessário todo um cuidado com a qualidade dos materiais e também testes no concreto. A equipe do Alô Devoto foi até a construção para acompanhar tudo e trazer as informações para você. Confira o bate-papo entre a apresentadora Caíza Portaluppi e o engenheiro André Camargo.

Caíza Portaluppi: O processo de concretagem não é simples. Tem toda uma escala de testes. Como funciona? 

André Camargo: A gente tem todo um controle. Antes da concretagem, temos um processo de confecção da pré-estrutura, que nada mais é do que uma estrutura provisória, chamada de cimbramento. Colocamos uma estrutura de aço, que funciona como uma fôrma. Essa fôrma é preenchida pelo concreto. Aqui na obra a gente usa um concreto muito específico: o concreto auto adensável.  

Em uma residência comum, normalmente, o pedreiro faz o concreto na betoneira, vai ali com uma colher mesmo e bate na fôrma para ele ir assentando. Em uma obra de um prédio, a gente usa um aparelho que vibra o concreto para ele ir moldando dentro da estrutura, ir assentando. Aqui na obra da Nova Casa do Pai, a gente usa um concreto bem fluído para ele passar pela estrutura de aço. Tem todo um controle e testagem. 

Caíza Portaluppi: Esses testes que são feitos é para ter uma estrutura forte? 

André Camargo: Isso! É para garantir a resistência da estrutura, para que ela suporte a carga, que vai sendo imposta a ela, tais como as pessoas, os imóveis. Então, o concreto tem que ter essa resistência. E devido esta característica do concreto, nos preocupamos com a qualidade da brita e da areia que usamos, não só com a qualidade do cimento. Isso é para garantir uma vida útil e longa à estrutura. Nos preocupamos não só com a estrutura, mas com a qualidade que estamos entregando ao devoto. 

Veja, abaixo, a entrevista completa! 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Soraia do Carmo Ghidelli Pietronero
    14/7/2022 - 09:41:57

    Parabéns a todos os envolvidos nessa gigantesca construção, está ficando muito linda. Pai Eterno abençoe todos.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno