Apoio Espiritual

Crucifixo, cálice e círio pascal: conheça o significado destes elementos litúrgicos

Para compreender tais simbolismos, é preciso observar suas utilizações com os “olhos da fé”

A Santa Missa é a principal celebração religiosa da Igreja Católica. Neste momento de fé, são utilizados diversos elementos litúrgicos. Todos eles possuem significados e simbolismos próprios, que formam uma unidade dinâmica.

São realidades sensíveis que nos ligam às realidades sobrenaturais. Para compreender tais simbolismos, é preciso observar suas utilizações com os “olhos da fé”. Neste conteúdo, separamos três elementos litúrgicos muito conhecidos e usados, ricos em significados. Confira abaixo:

Crucifixo

O crucifixo representa o amor de Cristo por nós. Foi na cruz que Ele deu Sua vida pela humanidade, por nossos pecados. É por meio de Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição e ação do mal, que já foi vencido. Ele se entregou por você, portanto, mesmo que haja tribulações ou dores, sinta-se amado(a) todos os dias de sua vida.

Cálice

O cálice é um vaso sagrado, de instituição divina, no qual se faz a consagração do vinho no Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este objeto simboliza o sentido de dar graças ao Pai Eterno por suas maravilhas e tomar posse como filho e filha Dele. É no cálice que bebemos do Sangue de Cristo e através dele somos abençoamos.

Círio Pascal

O círio pascal é a grande vela abençoada solenemente na Vigília Pascal e nas celebrações de batismos. Sua luz representa o ser e o agir do Pai Eterno em nossas vidas, que apartou de nós as trevas. Este objeto carrega a reflexão da entrega da vida a Jesus Cristo, que é a luz verdadeira que ilumina a humanidade (Jo 1,9). Quem segue Jesus “não anda nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Wandro
    16/11/2023 - 17:13:21

    Muito importante saber estas informações, mas acredito que precisamos falar cada vez mais e mostrar estas ações junto das pessoas no nosso dia a dia.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno