Informação

Conheça os sintomas da varíola dos macacos  

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox. Saiba reconhecer os sintomas.  

Varíola dos macacos

Varíola dos macacos l Foto: Reprodução Internet

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global por causa da varíola do macaco em julho, devido a confirmação de infecções pelo vírus em 70 países. No Brasil, a doença ainda não alcançou o status de epidemia, mas é considerada um surto em crescente evolução.

Segundo a OMS, o vírus monkeypox é transmitido por contato com secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar; contato físico próximo com pessoas contaminadas que apresentem sintomas; contato com materiais de uso pessoal de alguém que está infectado, como roupa de banho, roupa de cama e talheres.

Apesar de ser uma patologia derivada dos macacos em outro continente, hoje em dia, especialmente em nosso território, não há nenhum dado científico que relacione a transmissão da varíola com os animais, diretamente. As transmissões têm ocorrido entre seres humanos, já que toda zoonose ocorre a partir de mutações de vírus.

Sintomas

O período de incubação é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas variam em febre acima de 38,5°C, fraqueza e mal-estar, dor de cabeça, inchaço e dor nos gânglios. Saiba mais no nosso post informativo pelo Instagram da TV Pai Eterno (@tvpaieterno).

Prevenção

O contato próximo com pessoas infectadas ou materiais contaminados deve ser evitado. Luvas, roupas e equipamentos de proteção individual devem ser usados durante o cuidado com doentes, em casa ou em locais de saúde.

 

Fonte:  

Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno