Destaques

“A fé do povo mais simples é que nos motiva na estrada”, diz mochileiro missionário ao chegar à Casa do Pai

Yvan Junior é mochileiro desde 2014 e a sua peregrinação tem um propósito central: levar o Evangelho do Pai àqueles que aceitam ouvi-lo

mochileiro missionário Três mil quilômetros de caminhada e oito mil de carona, esses números registram a peregrinação do cearense Yvan Junior, de 26 anos, que recentemente visitou a Casa do Pai, em Trindade (GO). Idealizador do Projeto Mochileiro Missionário, o jovem está desde o dia 1º de janeiro de 2022 na estrada. Seu objetivo é conhecer, durante 365 dias, os principais locais de fé e romaria no país.

Além do intercambio cultural, a peregrinação tem um propósito central: levar o Evangelho do Pai àqueles que aceitam ouvi-lo. Até o momento, Yvan já visitou sete Estados. Segundo ele, isso só foi possível devido ao auxílio de pessoas que o acolheram, seja oferecendo barracas para dormir, hospedagem em casas paroquiais, doações e até trabalhos voluntários.

“O intuito com esse projeto é ter a mesma experiência do povo romeiro, que sempre sai de algum lugar para realizar suas peregrinações, seja para agradecer ou buscar por algo. E ter essa experiência de um povo mais simples, mas de uma fé tão grande, é o que motiva a caminhada”, relatou Yvan.

mochileiro missionário

Projeto Mochileiro Missionário

Yvan é mochileiro desde 2014, ano em que fez a primeira viagem oficial como tal. Segundo ele, todas as mochilagens são projetos pessoais, no entanto mantém vínculo ativo com sua paróquia no Ceará, a Área Pastoral de Santa Cruz em Jaguaribe.

mochileiro missionário

“Eu tento dividir o projeto por etapas: a primeira etapa foi até Aparecida do Norte (SP) e a segunda etapa será até Belém do Pará. O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno fica nesse entremeio e conhecer Trindade, a Casa do Pai, como um filho, é um sonho realizado, como romeiro, como devoto e como mochileiro. Aqui é um local onde verdadeiramente podemos experimentar a fé”, disse Yvan.

Estrada: local do encontro e solidão

mochileiro missionário

Local de crescimento espiritual e amadurecimento pessoal, Yvan revela que a estrada é um lugar de encontro. “É um encontro comigo, com o outro, mas também um encontro com Deus. Sempre, na estrada, estamos indo ao encontro de algo ou de alguém. Para esta peregrinação, ser impulsionado pela fé é fazer aquilo que o Papa Francisco nos pede na Evangelii Gaudium: ir ao encontro do outro e anunciar o Evangelho com alegria, seja com exemplo ou com a Palavra”, narrou o cearense.

Por outro lado, o jovem comenta que a estrada é também um local de solidão e saudade. Sobre a falta de casa, ele diz que sempre tenta manter contato pelas redes sociais. “A gente está longe, mas ao mesmo tempo está perto. Mas a saudade é grande. Eu carrego na minha mochila, nas minhas costas, aquilo que é necessário para sobreviver na estrada. Mas, carrego no meu coração todos aqueles que já passaram pela minha vida, pela história e pelo meu caminho”, finalizou.

mochileiro missionário

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
11 Cometários
  • Marciana Lopes
    9/8/2022 - 20:02:13

    Hospedei Yvan Júnior em minha casa quando ele fez o Caminho da Fé e achei muito interessante o seu projeto Mochileiro Missionário. Que Deus e Nossa Senhora o ajude sempre!

  • Ana Paula
    9/8/2022 - 20:28:59

    Tudo perfeito.

  • Safira
    9/8/2022 - 20:38:17

    Deus te abençoe sempre, meu amigo, meu irmão!

  • Gabriel
    9/8/2022 - 20:45:51

    Parabéns Irmão, pela dedicação em levar o Evangelho nas estradas desse Brasil!!! Conte com nossas orações, tivemos o privilégio de receber o Yvan em nossa paróquia, homem de Deus disposto a propagar o evangelho.

  • Salete Lucia Leira
    9/8/2022 - 22:01:11

    Encontrei com Yvan no Caminho da Fé, aprendi com ele muito mais do que nas aulas de Catecismo, contou sobre a vida de vários Santos e colocou em mim aquela vontade de todos os dias rezar o terço. Ele tem o dom de levar a palavra e o amor do Pai as pessoas.

  • Frater Natanael CSsR
    9/8/2022 - 22:04:10

    Realmente é um chamado de viver sentindo nosso povo, Deus inspira quem ele quer e como quer. É um verdadeiro ato de coragem. Desafiador e rico de experiência!!!

  • Antonio Bleim da Silva
    9/8/2022 - 22:17:21

    Força fé e coragem meu afilhado, Deus abençoe grandemente. 🙏

  • José Ronni
    10/8/2022 - 15:23:06

    Deus abençoe, nesse projeto maravilhoso. Parabéns.

  • Maria Aparecida Lopes
    10/8/2022 - 16:01:43

    Que Deus continue abençoando este projeto, há muitas pessoas que vivenciaram a Palavra de Deus. Deus abençoe, Yvan.

  • Ana Lúcia da Silva Santos
    10/8/2022 - 17:58:55

    Parabéns pela coragem e determinação na busca da evangelização, que Deus te conceda muita saúde. 🙏

  • João de Moura Leal
    6/3/2023 - 10:02:06

    A vida é muito bonita quando podemos acreditar de verdade em nosso querido criador Jesus Cristo, que nasceu e morreu no intuito de salvar a todos.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno