Especial

Santuário e Basílica: conheça as diferenças dos templos 

Fiéis de todos os lugares são acolhidos por meio da Igreja, que estrutura-se de acordo com as principais características de cada comunidade.

Foto: Agência Santo Afonso

No acolhimento aos fiéis, a Igreja estrutura-se de acordo com as principais características de cada comunidade. Por isso, os nomes dos templos são definidos de acordo com a finalidade. Podendo ser diferenciados entre Capela; Igreja; catedral; Basílica e Santuário.

Os templos da Igreja Católica Apostólica Romana estão enraizados na história como verdadeiros monumentos edificados para realizar a evangelização. Dentre os edifícios, destacamos Basílica e Santuário.

A Basílica é apresentada unida ao conceito de casa, a “Casa do Senhor”, lugar de reunião dos fiéis. Assim, faz referência ao “Palácio Real do Céu” ou ao “Reino dos Céus”. O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), é a única Basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

A Basílica tem suas subdivisões como maior e menor. A primeira é uma construção do período romano em formato de cruz, utilizada pelos impérios para sediar edifícios públicos. A segunda, por sua vez, é menor e tem ligação com as maiores.

O Santuário é uma Igreja ou paróquia com muitas relíquias, devido ao grande movimento de devotos peregrinos e romarias, na busca dos sinais da fé. Quando o local atende a esses atributos, normalmente solicita-se ao bispo e ele concede o título de Santuário.

A Basílica do Divino Pai Eterno conta com as duas denominações. Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI concedeu o título ao Santuário e, em 18 de novembro de 2006, se deu a instalação da Sacrossanta Basílica.

Dom Washington Cruz, C.P., então arcebispo de Goiânia, enviou um pedido à Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos para que o, até então, Santuário do Divino Pai Eterno fosse elevado à categoria de Basílica Menor. O título foi dado no ano que marcou o Jubileu de 50 anos da Arquidiocese de Goiânia, em Goiás.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Simone
    10/8/2022 - 08:16:51

    Que linda imagem… A casa do Pai é maravilhosa e abençoada!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno