Especial

Santa Clara, grande testemunho de fé e de caridade  

Santa Clara inspira uma comunicação fraterna, que deve refletir nos cuidados de produzir e levar a informação aos devotos.

Santa Clara de Assis

FOTO: Agência Santo Afonso

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, a Igreja celebra a memória de Santa Clara de Assis. Nascida em 1194, na Itália, foi discípula e companheira de Francisco de Assis. Oito séculos após a sua morte, foi proclamada padroeira da televisão em 1958, pelo Papa Pio XII.

De família nobre, Santa Clara desde jovem tinha fama de muito religiosa. De acordo com a história, fugiu de casa aos 18 anos para encontrar São Francisco de Assis, em uma capela onde nasceu a Ordem dos Franciscanos e a Ordem de Santa Clara.

A padroeira da Televisão

Sem condições físicas de acompanhar uma missa na Igreja de São Francisco, Clara entrou em oração e conseguiu assistir toda celebração de sua cama no quarto do convento. Segundo relatos, a missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu humilde quarto. Nesta época, ainda estávamos a séculos dos inventos da televisão e do cinema.

A veracidade confirmou-se quando Santa Clara contou fatos acontecidos na missa, com detalhes do sermão do celebrante. Muitas pessoas que estiveram na missa confirmaram os relatos de Santa Clara. Por esse fato, o Papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como a padroeira da televisão.

De acordo com o Pe. Rafael Vieira, diretor-geral da TV Pai Eterno, Santa Clara inspira uma comunicação fraterna, que deve refletir nos cuidados de produzir e levar a informação aos devotos. “É preciso falar, escrever, fazer vídeos, postar mensagens para nos aproximar uns dos outros na paz, sem guerra, sem ódio. Os comunicadores que se apresentam como produtores de conteúdo de inspiração católica têm em Santa Clara um exemplo luminoso de fé e de vida concreta”.

Falecimento e Canonização 

Santa Clara morreu aos 60 anos de idade, em Assis, no dia 11 de agosto de 1253. Um dia antes de sua morte, ela recebeu a visita do Papa Inocêncio lV.

Na hora de sua morte ela disse: Vá segura, minha alma, porque você tem uma boa escolha para o caminho. Vá, porque Aquele que a criou também a santificou. E, guardando-a sempre como uma mãe guarda o filho, amou-a com eterno amor. E Bendito sejais Vós, Senhor que me criastes.

Ela foi enterrada na Igreja de São Jorge, onde São Francisco estava enterrado. Em 1260 depois de construída a Basílica de Santa Clara, seu corpo foi transladado com todas as honras para lá. Sua canonização foi oficializada dois anos após sua morte, em 1255, pelo Papa Alexandre lV.

Oração a Santa Clara de Assis

Ó maravilhosa clareza e abençoada Clara.

Em vida, ela brilhou para alguns, após a morte, ela brilha para todo mundo.

Na terra ela era uma luz clara. Agora está no céu como sol brilhante.

Ó quão grande a veemência do brilho dessa clareza.

Na terra a luz era realmente mantida dentro das paredes da clausura, ainda derramado de seus raios brilhantes. Amém.

“Se olhares para Deus, o que tanto te preocupa, vai parecer insignificante”.

Santa Clara, rogai por nós!

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Luzinete Aparecida Tomaz de Lima
    11/8/2022 - 22:39:13

    Agradeço por hoje fazer 1 ano de minha cirurgia na vesícula e hérnia que foi no dia 11 de agosto de 2021. Dia de Santa Clara. Obrigada por ter ocorrido tudo bem e eu também estar bem. Agradeço a Deus, a todos os Santos e Anjos do Céu e da Terra. GLÓRIA A DEUS! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno