Uma forma sutil e delicada de exprimir com maior dedicação a gratidão a Deus
O mosaico foi uma forma de expressão artística no Império Bizantino, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. Com intuito de explicar o sobrenatural o homem utilizou-se de símbolos para representar a divindade.
Os mosaicos representavam pessoas de frente e verticalizadas, deixando de lado a perspectiva e o volume. Uma forma sutil e delicada de exprimir com maior dedicação a gratidão a Deus. Após a questão teológica, a principal é a durabilidade arqueológica. O templo e o projeto iconográfico estão para a eternidade, sendo configurados em harmonia e acolhimento.
Atualmente, encontramos igrejas e museus com obras de Arte Sacra em todas as partes do mundo. No Brasil, o destaque está no templo mariano Santuário Nacional de Aparecida, no Estado de São Paulo. Com representação inspirada no livro de Êxodo, que retrata o povo de Deus e de seu caminho rumo à liberdade para a terra prometida.
A Nova Casa do Pai, em Trindade (GO), terá decoração em arte sacra, utilizando a técnica de mosaico em azulejo. A nova igreja está sendo construída em honra ao Divino Pai Eterno, e terá formato de uma cruz latina.