A Igreja reconhece que diversas pessoas vivenciaram a comunhão com o Divino Pai Eterno e alcançaram um grau de santidade, é o caso do beato Francisco Xavier
Beato Francisco Xavier nasceu no dia 11 de janeiro de 1819 na Alemanha. Filho do casal Magno e Francisca, teve na família o grande incentivo para sua vida de consagração a Deus. Em 1842, abraçou o carisma da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório.
Trabalhou como Missionário Redentorista nos Estados Unidos da América do Norte, atuando na assistência religiosa aos imigrantes alemães na América. Onde recebeu a ordenação sacerdotal na Igreja de São Tiago de Baltimore em 1843. Em Pittsburgo, na Pensilvânia, trabalhou como vice-pároco de João Neumann, superior da comunidade dos redentoristas.
O seu apostolado era o ensino da catequese para o crescimento da comunidade paroquial. Cuidou também da formação de outros redentoristas. Infundia nos seminaristas entusiasmo, espírito de sacrifício e zelo apostólico.
Contraiu febre amarela em 1866, suportou a enfermidade com paciência, e afastou-se de quase todas as atividades pastorais. Faleceu no dia 4 de outubro de 1867.