Especial

Museologia: preservar e compartilhar conhecimento

Comunidade católica preserva sua história por meio dos templos

Reprodução / Vatican News

Há décadas a sociedade participa de importantes transformações culturais, sociais e tecnológicas. E no mundo, existem muitos tipos de museus que ajudam a preservar a história e o conhecimento. Muitos estão se adaptando às tecnologias modernas, para uma experiência mais enriquecedora.

No Vaticano, há muitos espaços que contam a história da humanidade. No Brasil, não é diferente, muitos templos possuem Arte Sacra que retrata os períodos pelos quais a Igreja passou. De acordo com a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Denyse Emerich, o local é bastante visitado durante todo o ano.

Já no nordeste brasileiro, em Aracaju (SE), a supervisora do Museu da Gente Sergipana, Karla Jamyle, informa que o local recebe visitas tanto de escolas quanto de turistas, servindo como uma porta de entrada para que as pessoas possam conhecer a cultura da região.

Por meio de visitas a museus é possível conhecer o motivo do nome de determinadas ruas, de estátuas e traçados da cidade. É a preservação da memória e da cultura dos povos. No Museu de Arte Sacra em São Paulo, é possível visualizar artefatos do Brasil Colonial. E ele ocupa uma ala do Mosteiro das Irmãs Concepcionistas. “Um roteiro que vale a pena conhecer, por tamanha diversidade”, explica Denyse.

O Museu da Gente Sergipana, por sua vez, trabalha a diversidade da cultura. Fornecendo conhecimento e preservação das tradições como festas, alimentos e religião. De acordo com Karla Jamyle, “o museu trabalha com a tecnologia como aliada na propagação da história e cultura, com o tour virtual pelo site da instituição”.

Em comum, os dois museus estão localizados em prédios históricos. E se mantém por meio da Secretaria do Estado, empresas, ações sociais e bilheteria.

Dia Internacional do Museu

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente no dia 18 de maio. E foi criado em 1977, pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, visando promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

A data tem como objetivo incentivar a população a adquirir o hábito de visitar e apreciar os museus, sejam eles de arte moderna, clássica ou contemporânea. No Brasil, a data é marcada por uma temporada cultural, e um dos eventos para a comunidade católica é a ExpoCatólica.

ExpoCatólica 2023 em São Paulo

Entre os dias 18 e 21 de maio acontece a 16ª edição da feira “ExpoCatólica”, no Centro de Eventos – Pro Magno, próximo à marginal Tietê, em São Paulo (SP). São mais de 100 expositores, dos mais variados segmentos da Igreja, como livros, artigos religiosos, materiais litúrgicos, móveis e equipamentos, além de arquitetura, tecnologia da informação (TI) e arte sacra.

A entrada é gratuita, basta realizar o credenciamento pelo site www.expocatólica.com.br/credenciamento.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno