Uma intercessora junto ao Pai
De acordo com a tradição, o título de Nossa Senhora do Pilar tem origem há quase dois mil anos, sendo considerado um dos mais antigos. Foi na cidade de Zaragoza, na Espanha, que teve início essa linda devoção.
O reitor da Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto (MG), padre Adilson Luiz, explica que a representação do ícone difundiu-se com o cristianismo na Europa e trouxe conforto às tribulações e aflições da população. “Ela vem como um pilar, um sustento e força. Como esteve de pé junto a Jesus na cruz, assim, ela está de pé no Pilar de Luz”, conta o padre.
A Virgem Maria quando ainda morava neste mundo, antes de subir aos céus de corpo e alma, foi ao encontro do apóstolo São Tiago, às margens do Rio Ebro, local onde ele pregava o Evangelho. Esta é uma das primeiras manifestações de Nossa Senhora.
Tiago invocou Maria com fé, clamando por socorro e proteção. Diante de tamanha honra, pela aparição da rainha e inundado com tamanho amor, o discípulo construiu uma capela no mesmo lugar do encontro, colocando o pilar na parte de cima do altar, para ficar voltado para o rio Ebro. Ao longo dos séculos, após passar por inúmeras reconstruções e ampliações, hoje ela se tornou a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, referência no mundo.
O culto a Nossa Senhora do Pilar é universal, ela sustenta os seus filhos como uma rocha firme. É por meio da intercessão da mãe que os filhos buscam ser mais fiéis. Segundo padre Adilson “ela é a base, e Jesus é a rocha firme e salvador. Então Maria é a criatura concebida sem o pecado original, nossa mãe”.
Devoção no Brasil
No Brasil, a devoção a Nossa Senhora do Pilar teve impulso no final do século XVII. Hoje, está presente principalmente no interior de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Ela foi introduzida na cidade de Ouro Preto (MG) pelos bandeirantes paulistas. Originalmente, o ícone foi entronizado em uma capelinha de madeira e taipa erguida a partir de 1696. Passados muitos anos, essa capela deu lugar a uma Igreja, maior e moderna.
Em 2013, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto completou 300 anos. Ela recebeu o título de Basílica Menor, em função de sua importância artística, cultural e arquitetônica. Com “grande participação devocional dos fiéis. Além do modo como a igreja é construída, sua arte é patrimônio cultural e de fé”, explica o reitor.
A coroação a Nossa Senhora do Pilar, em Minas Gerais, é muito forte, principalmente nos 31 dias de maio, que é o mês dedicado à mãe Maria. Sendo uma “experiência bonita de louvor a Deus, de reconhecimento de que ela é Nossa Mãe e Rainha, porque serve, cuida e intercede por todos nós. E é modelo de discípula e missionária”, finaliza padre Adilson.