Vila São Cottolengo celebra a Semana da Pessoa com Deficiência
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência iniciou no domingo (20), com uma missa de abertura no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A celebração foi conduzida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre João Paulo Santos. As comemorações seguem até o dia 25, com uma extensa programação.
A Vila São Cottolengo é o maior hospital filantrópico do Centro-Oeste, a instituição é administrada pelos Missionários Redentoristas e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. São 72 anos de história, com a missão de promover vida com excelência para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
Em período integral, a instituição presta assistência a 330 pacientes com deficiências múltiplas. Atendimento personalizado, terapias específicas e muito carinho são dispensados aos pacientes internos de longa permanência. Além disso, a Vila São Cottolengo conta, também com o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. Trata-se de uma escola especializada para receber alunos com deficiências. Todos os educadores e demais funcionários do Centro de Ensino são altamente capacitados, com formação e especialização em inclusão para assistir os mais de 300 alunos, entre pacientes da Vila, crianças e adolescentes da comunidade externa que precisam de cuidados especiais.
Ao longo da semana, muitas atividades serão realizadas com o objetivo principal de desenvolver de forma expansiva a inclusão da pessoa com deficiência, destacando o serviço humanitário da Vila São Cottolengo. Além disso, a instituição busca apresentar e conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão e sensibilizar futuros profissionais da área por meio de palestras com profissionais atuantes na Vila.
O evento contará com diversas atividades abertas ao público. Veja, abaixo o cronograma da Semana da Pessoa com Deficiência e participe.
Segunda-feira (21/08)
· Das 9h até às 11h – Blitz da inclusão, no semáforo do trevo do Fujioka, com trio elétrico, distribuição de material informativo e muita diversão. Apresentação e participação da Ronda da Alegria, pacientes da Vila, alunos do Centro de Ensino e locutores explicando sobre a Vila e a inclusão da pessoa com deficiência.
Terça-feira (22/08)
· Às 8:30 – Torneio de futsal “Conectar e Incluir” no Ginásio de Esporte Armando Grecco, com jogos emocionantes entre instituições de ensino, jogadores profissionais e a própria Vila São Cottolengo.
Quarta-feira (23/08)
· Às 18h – Show do grupo Pagode 100 frescura, na Praça da Amizade, Vila São Cottolengo.
Quinta-feira (24/08)
· Às 9h – Recreação inclusiva na Praça da Amizade, Vila São Cottolengo, com diversas brincadeiras e interação.
Sexta-feira (25/08)
· Às 8h – Caminhada da Inclusão com concentração na Praça da Amizade, em seguida saída da caminhada e encerramento na Basílica do Pai Eterno com momento de louvor.
Deixe o seu Comentário

Bem aventurada são as mãos que cuidam com carinho e zelo por essa instituição e de todos os internos. Tive a oportunidade de conhecer e fiquei encantada com tanto carinho e zelo por todos. Um abraço com toda energia do Espírito Santo!
Que Deus continue abençoando e iluminando esses corações cheios de amor. Amém! 🙏
Solidária com os portadores de necessidades especiais e aos que se dedicam como cuidadores, pedimos ao Pai Eterno que os abençoe sempre e lhes conceda paz e saúde pelas mãos de Nossa Senhora.
Que Deus abençoe e fortaleça todos que se dedicam aos cuidados de nossos irmãos portadores de necessidades especiais.
Bênçãos de Deus para todos nós e em especial para os necessitados!