Missionário redentorista responde a dúvida de muitos devotos
O Santo do Dia é uma resenha diária dos santos guardados na memória da Igreja. Histórias de mestres da vida cristã de todos os tempos que, como faróis luminosos, orientam o caminho do cristão. Mas também existem os dias de santos de guarda, que todos os católicos têm a obrigação de participar da Santa Missa.
De acordo com o missionário redentorista padre Walmir García, os dias de preceito em que os cristãos devem participar das missas são: “os domingos, pois são o Dia do Senhor; Natal, o dia do nascimento de Jesus; Dia da Epifania ou Reis Magos, é o dia da manifestação de Deus para o mundo; Dia da Ascensão do Senhor ao céu; Dia de Corpus Christi, uma festa importantíssima que reverência a Eucaristia; Dia da Santa Mãe de Deus; Dia da Imaculada Conceição; Dia da Assunção de Nossa Senhora; Dia de São José; Dia dos apóstolos Pedro e Paulo e também o Dia de Todos os Santos. São esses dos dias que por obrigação todos os cristãos devem participar da Santa Missa”, explica o religioso.
Um Dia de Preceito serve também para a conscientização do mistério de Cristo, então guardar um dia santo significa receber uma graça de Deus, que consiste em uma vida transformada e tocada pela graça de Deus.
No Brasil, a CNBB segue um calendário de Dias de Guarda. São eles:
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – 1 de janeiro
Epifania – 6 de janeiro
Solenidade de São José – 19 de março
Ascensão de Jesus – data variável: quinta-feira da sexta semana da Páscoa
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) – data variável entre maio e junho: 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo – 29 de junho ou domingo seguinte
Assunção de Maria – 15 de agosto ou domingo seguinte
Dia de Todos-os-Santos – 1 de novembro, mas passou para o domingo seguinte
Imaculada Conceição de Maria – 8 de dezembro
Natal – 25 de dezembro