Notícias

Dengue: Brasil ultrapassa a marca de 5 milhões de casos

Veja, abaixo, como cuidar da Casa Comum

Os casos de dengue no Brasil já ultrapassaram 5 milhões de pessoas infectadas neste ano de 2024, batendo o recorde de óbitos, com 2.827 mortes devido à doença. O Ministério da Saúde começou a fazer o mapeamento dos casos de dengue no ano de 2000, época em que quatro mortes por dengue estavam contabilizadas no país.

Hoje, 24 anos depois, são quase três mil óbitos, com mais de 2,7 mil em investigação. Se confirmados, resultarão em mais de 5 mil vidas perdidas por conta da doença. Os dados são alarmantes, com a maioria das mortes ocorrendo em pessoas de 20 a 29 anos, sendo 55% de mulheres e 45% de homens.

No Brasil, o estado de Minas Gerais lidera os números da dengue, com mais de 1 milhão de casos confirmados, seguido por São Paulo e Paraná. Para dirimir esses números, a Organização das Nações Unidas recomendou a vacina usada no Brasil para outros países. No país, jovens entre 6 e 16 anos de idade devem se vacinar.

Faça sua parte, cuide da Casa Comum

  • Não deixe água parada: destrua os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve. Evite sua procriação.
  • Lixeira dentro e fora de casa: mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
  • Vasilhas para animais: os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
  • Pratinhos de vasos de plantas: mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
  • Garrafas: as garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.
  • Lixo, entulho e pneus velhos: entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno