Especial

Os dons do Espírito Santo podem mudar uma vida?

Veja como os dons podem trabalhar em seu favor

São sete os dons do Espírito Santo, sendo eles: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Na caminhada espiritual, Deus chama cada um à santidade (Mt 5:48). A iniciativa parte de Deus, e é Ele quem fornece os meios para cada um ser santo, mas nada se realiza sem a colaboração ativa e consciente do ser humano.

Para o padre e escritor Marlon Múcio, a Bíblia traz uma lista dos dons do Espírito Santo. “São comunicação de Deus para o seu povo, para os fiéis de maneira especial. Tanto o Antigo Testamento como o Novo trazem dons dedicados para as pessoas em benefício próprio e, dons em favor da comunidade cristã”, explica padre Marlon.

Conforme o catecismo da Igreja Católica, esses dons completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe. Tornam os fiéis dóceis, na obediência pronta, às inspirações divinas. O maior dom é o próprio Espírito Santo agindo em cada um e gerando dons por meio da obediência de cada filho e filha.

Como sintetizou Santo Agostinho ao dizer: “Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Não porque Ele não tenha poder para realizar a salvação sem a ajuda humana, mas porque isso violaria o princípio de liberdade dado ao homem de aceitar ou não a voz d’Ele. Também porque, sem esforço não existe mérito, e sem mérito não pode haver prêmio.

Assim, a colaboração ativa para a santificação pessoal requer esforço e conversão constantes. Em 1 Coríntios 12:27-28 está escrito: Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo. Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de liderar, ou de falar em línguas estranhas.

Para ter os dons do Espírito Santo, o Papa Francisco indica que, “devemos pedir ao Senhor que nos conceda o Espírito Santo e nos confira a dádiva da sabedoria, daquela sapiência de Deus que nos ensina a ver com os olhos de Deus, a sentir com o Coração de Deus e a falar com as palavras de Deus. E assim, com esta sabedoria, vamos em frente, construamos a família, edifiquemos a Igreja, santificando-nos a todos”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno