Especial

Aberta inscrições para o curso de missionários “Ad Gentes”

Esteja atento ao seu chamado e faça a sua experiência

Reprodução: Divulgação CNBB

Estão abertas as inscrições ao curso Ad Gentes, promovido pelo Centro Cultural Missionário, órgão filial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1º a 14 de setembro deste ano. Trata-se de um curso para missionários e missionárias que serão enviados para diferentes regiões do Brasil e além-fronteiras.

De acordo com o diretor-geral do Centro Cultural, padre Tiago Ávila, o curso é previsto para todo o povo de Deus. “Para religiosos e religiosas, para ministros ordenados, presbíteros, diáconos, bispos que queiram fazer essa formação e também para os leigos e leigas que são enviados pelas suas dioceses e comunidades”, conta padre Tiago.

O Curso Ad Gentes é promovido pelo Centro Cultural Missionário, filial da CNBB, em parceria com a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, com as Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência dos Religiosos do Brasil. Durante os dias em que os(as) participantes passam juntos no CCM, sede do curso, além de participar dos estudos, sendo convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitária, espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve.

O diferencial do curso Ad Gentes está “no enfoque da pessoa missionária. Durante os 14 dias, nós buscamos desenvolver a reflexão de partilha e debates sobre as diferentes dimensões que tocam a realidade missionária. Assim, quando forem encaminhados em missão e se depararem com a realidade do local, possam desenvolver o trabalho da melhor forma possível”, explica padre Tiago.

O curso é intensivo, com aulas pela manhã e à tarde. A noite é reservada para execução das atividades indicadas pelos assessores(as), para convivência fraterna, partilhas e descanso. É importante que as pessoas participem de toda a programação proposta.

Objetivos geral e específicos
O objetivo geral do curso é “oferecer uma formação missionária específica para as missionárias e os missionários que serão enviados para a Missão Ad Gentes, seja dentro ou fora do Brasil”.  Entre os objetivos específicos, encontram-se: “Aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão; fornecer aos participantes referenciais teóricos essenciais e práticos para a ação missionária, recorrendo aos vários tipos de mediações interdisciplinares; e Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.

Público-alvo
Missionários, diáconos, presbíteros, consagradas e consagrados, seminaristas, leigas e leigos em vista de serem enviados para a Missão Ad Gentes por suas Igrejas locais, Congregações, Institutos, Novas Comunidades. O curso também é indicado para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação ou organização, bem como para missionários e missionárias que serão enviadas para regiões dentro do próprio Brasil e que se distinguem da sua região de origem.

Requisitos para participar do curso:
a) Ter realizado um processo de discernimento para a Missão Ad Gentes;
b) Ter 18 anos completos ou mais;
c) Apresentar sua carta de apresentação emitida pela Diocese ou Congregação e assinada pelo Bispo Diocesano ou pelo(a) Provincial.

Saiba mais:
Conheça a programação, o conteúdo, a metodologia, o programa, os temas e como se inscrever no site do Centro Cultural Missionário: www.ccm.org.br


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno