Notícias

Com missas em latim, capela mantém viva a liturgia tradicional

Pe. Bráulio Maria Pereira, CSSR, conversou com a equipe do Alô Devoto sobre a missão redentorista nesta igreja. Confira!

Capela São José, em Goiânia

Missionários Redentoristas na Capela São José, em Goiânia, mantêm viva a liturgia tradicional, celebrando a Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, ou seja, em latim. Para informar aos devotos evangelizadores sobre a missão redentorista nesta igreja, o programa Alô Devoto, da TV Pai Eterno, foi até lá e conversou com o Pe. Bráulio Maria Pereira.

“Realizamos as celebrações com muito amor, buscando resgatar algo que estava adormecido: a liturgia tradicional. Aqui mantemos a celebração em latim, temos canto gregoriano, além de um apoio muito presente das famílias católicas”, afirmou. Esta celebração com liturgia tradicional é chamada de Missa Tridentina e é rezada nos dias de hoje como foi transmitida pelos apóstolos, com algumas pouquíssimas diferenças e alterações.

Além do latim, outra diferença entre o rito das missas comuns é a posição do padre. Na missa tradicional, a posição é voltada na maior parte do tempo para o altar. Considerada como um tesouro da Igreja Católica, outra característica peculiar é a experiência do sacrifício e da profunda veneração vivida nos ritos. As pessoas ficam mais tempo ajoelhadas e em silêncio. É uma liturgia predominantemente penitencial. Há uma preferência também pela música sacra, canto gregoriano e a polifonia. Outra especificidade é que as mulheres procuram estar mais modestas, sempre estão usando véu sobre o cabelo; se casadas o véu é preto, se solteiras o véu é branco. Os homens usam sempre calças e camisas de manga.

A Capela São José foi fundada em 1901 e era a igreja do primeiro seminário redentorista, que abrigou os missionários pioneiros, que vieram da Alemanha para Goiás a partir do ano de 1894. “Convido a todos que vierem em Trindade, a vir conhecer nossa capela”, afirmou Pe. Bráulio. A Capela São José fica na Av. Padre Wendel, Qd. 11, Lts. 25 e 26, St. São José, em Goiânia.

Confira abaixo a íntegra da entrevista.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
4 Cometários
  • Luiz Sergio Pereira Sarahyba
    12/7/2022 - 08:01:23

    Bom dia… Estou muito satisfeito em ver as obras e de todo o conjunto de ações em torno do Pai Eterno… Deus abençoe essa obra física e espiritual que nos conduzem a um bem maior. Luiz Sergio Pereira Sarahyba – RJ.

  • Raissa Moura
    12/7/2022 - 16:57:40

    Que lindo ver o resgate do belo pela sagrada liturgia tradicional. Viva Cristo Rei! Deo Gratias et Mariae!

  • Maria Cristina Prata Neves
    13/7/2022 - 07:55:23

    Adorei saber das atividades dessa capela. Certamente irei visitá-la quando estiver outra vez em Goiânia. Mas ficou faltando o horário das missas ou o telefone para que se possa confirmar os horários. A missa celebrada neste rito Tridentino ganha uma espiritualidade inigualável.fDeus abençoe o padre Bráulio.

  • Maria Auxiliadora De Oliveira
    16/7/2022 - 01:14:58

    QUE MARAVILHA INDO AO BRASIL JA SEI ONDE IREI A MISSA OBRIGADA PAI ETERNO E MARIA MAE DE JESUS E NOSSA MAEZINHA : AMEM AMEM AMEM

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno