Notícias

Dia do Padre: respeito e estima  

Pe. Rafael Vieira, “Me sinto muito feliz sendo padre e asseguro aos jovens que é uma bela experiência de fé e de realização de vida”.  

Padres redentoristas na igreja Matriz de Campinas, Goiânia-GO – Foto: Rodolfo Cândido

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, é celebrado o Dia do Padre por causa da memória litúrgica de São João Maria Vianney, que foi proclamado o patrono dos párocos pelo Papa Pio XI. Assim, a Igreja celebra com júbilo os párocos e, por extensão, os presbíteros de todo o mundo. São João foi canonizado em 1925, sendo um dos grandes conselheiros do mundo católico.

O processo de formação de um padre dura, em média, entre 7 e 8 anos até receber a ordenação presbiteral – em alguns lugares esse tempo pode variar. De acordo com o Pe. Rafael Vieira, diretor-geral da TV Pai Eterno, o padre exerce um ministério que conecta fé e profissão. “Precisamos nos atualizar sempre. Nossa maior preparação é a prática da oração, para que as pessoas encontrem em nosso atendimento um sinal de humanidade e de espiritualidade”.

Ele explica ainda que, “O dia do Padre é uma ocasião importante para nós padres nos lembrarmos das nossas alegrias e responsabilidades no ministério, mas também para que a comunidade possa celebrar conosco o dom do ministério sacerdotal despertando, nas famílias, mais rapazes que queiram seguir conosco esse caminho tão abençoado”.

O sacerdote é consagrado por um bispo para evangelizar e no seu ministério há muitas atividades, tais como celebrar missas, ouvir confissões, realizar batismos, levar a unção aos enfermos, abençoar os fiéis etc. Dentre os padres católicos, existem os que são diocesanos, ou seculares, atuando nos espaços de uma diocese e ligados à jurisprudência de um bispo, e os que são da vida religiosa consagrada, como os redentoristas, franciscanos, vicentinos, jesuítas, entre outras Ordens ou congregações. Cada instituição de vida consagrada atua em áreas diversas, de acordo com os seus carismas específicos, como cuidar dos doentes, atuar na área da educação, ou prestar assistência aos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social.

A figura do padre é de extrema importância pois, historicamente, é uma pessoa de muita influência junto à comunidade. Os sacerdotes são considerados “pais espirituais”, que intercedem por seus filhos em nome de Deus e Jesus Cristo.

Em homenagem, rezemos pela santificação dos padres e pelos vocacionados, para que não faltem vocações para a Igreja.

“Vou dar-vos pastores segundo o meu coração, que vos governarão com conhecimento e inteligência.” (Jr 3,15).

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
3 Cometários
  • Nara Maria das Neves Corvo
    4/8/2022 - 16:36:12

    Peço orações por minha saúde física, espiritual e mental. Pressão alta. Também peço pelo meu filho Fernando. Gratidão, Jesus. Gratidão!

  • Nara Maria das Neves Corvo
    4/8/2022 - 16:37:49

    Parabéns a todos os padres. Parabéns!

  • Aparecida
    5/8/2022 - 10:47:50

    Boa tarde, peço oração para minha mãe Maria Nenzinha Machado, 96 anos, não perde um Terço da Misericórdia com vocês, está sempre assistindo a TV Pai Eterno. Parabéns aos Padres pelo dia de ontem. Obrigada.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno