Evangelização

Qual é a função dos coroinhas?

Algumas crianças assumem este compromisso com a Igreja e aprendem a importância de se doar ao Pai Eterno

Quem frequenta a Igreja Católica percebe comumente a presença dos coroinhas no altar durante as celebrações. Geralmente, crianças, elas têm a importante função de ajudar os sacerdotes durante as atividades litúrgicas nas missas. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 8, exibiu uma reportagem especial sobre o assunto. (Assista ao vídeo abaixo)

Coordenador da Pastoral Vocacional, Pe. Rodrigo Lacerda Correa, explicou que todos os fieis podem ajudar na Igreja. “Não é porque uma pessoa é criança ou mais jovem que não possa também exercer um Ministério. Especialmente na Liturgia, a Igreja percebe que os meninos e meninas podem ajudar o sacerdote na celebração da Santa Missa”, disse.

Crianças e jovens servem como coroinhas, mas não existe uma limitação de idade. O importante é a vocação para participar. “A partir do momento que ele já tem uma noção do que é a missa e tem capacidade de auxiliar o padre, já é possível para ele procurar o seu pároco para ver se pode se inscrever no grupo de coroinhas”, pontuou Pe. Rodrigo.

Nilo Gabriel de Andrade, 9 anos, começou a servir como coroinha na Igreja Matriz no ano passado. “Eu ia às missas e sempre olhava e achava que, além de ser legal, tinha uma conexão com Deus. Eu resolvi ser e a ideia foi minha de crescer, pois eu achava muito incrível ter essa conexão logo quando criança”, comentou.

Para ele é fundamental chegar 30 minutos antes da celebração para deixar tudo bem organizado e também poder fazer a sua oração. “Quando eu chego,  primeiro vejo se está tudo certinho para a missa, tudo preparado, confiro com os cerimonialistas se está tudo certo para  o começo da missa”, ressaltou Nilo Gabriel.

Veja também:

Cláudia Rodrigues de Andrade é mãe de Nilo. Para ela uma alegria ver o filho servir a Igreja desde pequeno. “Sem Deus a gente não é nada. Sempre ensinamos a ele que em primeiro lugar é Deus”, afirmou.

Sobre a função do coroinha, Pe. Rodrigo Lacerda Correa ressaltou que há um preparo antes de cada missa. “Primeiramente o coroinha tem a responsabilidade de servir bem naquelas funções dele na Santa Missa, mas para isso, primeiro tem que se preparar. Ele tem que rezar também durante a semana”, disse.

Ser coroinha pode ser um grande aprendizado para quem participa. Nilo já está caminhando bem dentro e fora da Igreja e ainda convida crianças para fazerem o mesmo trabalho. “Crianças do mundo inteiro, mesmo que não seja aqui em Trindade, peçam aos seus pais para levarem vocês à Igreja para servir ou rezar os domingos. É uma alegria imensa estar junto de Deus”, concluiu o pequeno.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Edilane
    6/3/2023 - 17:43:37

    Parabéns pelo trabalho! Eu também ajudo em minha comunidade na coordenação do Ministério dos Coroinhas, é gratificante ensinar o caminhar com Deus para as crianças!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno