TV Pai Eterno

Novenas: prática do compromisso com a oração

Momento é de intimidade com Deus e deve ser cumprido com fé, amor e confiança

A prática de rezar novenas tem origem nas Sagradas Escrituras. Esse momento de fé foi inspirado na vida de Jesus quando, 40 dias após a Ressurreição, subiu aos céus. O intervalo de nove dias entre a Ascensão do Senhor até o Pentecostes – quando a comunidade cristã ficou reunida em oração junto com Maria, algumas mulheres e os apóstolos – marcou a primeira novena cristã, chamada Novena de Pentecostes.

São nove dias de oração. É um compromisso que nós fazemos de, ao longo desde período, fazer um compromisso de fé, de oração, meditação da Palavra, buscando a intercessão de um santo ou diretamente ao próprio Deus”, explica o Missionário Redentorista, Ir. Diego Joaquim.

A novena é um ato de louvor ao Pai, Filho e Espírito Santo, uma forma de levar o cristão a contemplar a realidade de Deus. Para muitos, manter essa tradição é uma motivação a perseverar na fé e reconhecer nossa pequenez diante de Deus. “É um ato de devoção popular, importante no sentido de incentivar a caminhada de fé”, acrescenta o religioso.

É preciso que cada devoto saiba o verdadeiro significado ao rezar e aprenda a se manter firme na fé diante da graça concedida a ele. “Cada novena tem seu roteiro próprio, seu rito próprio. O mais importante é o meu compromisso, a minha perseverança de fazer a caminhada, a novena. Muitas pessoas têm o temor em quebrar a novena, pensar se valeu ou não valeu. O importante não é fazer a novena seguida, mas cumprir os nove dias de oração, mesmo que não seja na sequencia”, orienta Ir. Diego.

Na Igreja Católica, o hábito é de rezar novenas por alguma intenção ou em louvor a algum santo. Para os devotos, é uma saída para encarar com mais coragem os momentos de dificuldades e cada bênção fortalece ainda mais a devoção.  Participar deste momento de fé exige que o cristão tenha perseverança e humildade. Segundo o Missionário Redentorista, é um momento de intimidade com Deus que deve ser vivido com amor, paciência e confiança. “O próprio propósito de fazer a novena já é um ato de fé, de devoção. Parte da pessoa e a comunidade que vai rezar junto acolhe o propósito também”, finaliza.

Confira, abaixo, os horários das novenas da TV Pai Eterno: 

Novena dos Filhos do Pai Eterno: 
Segunda a sábado: 10h, 12h, 16h45, 21h30 e 23h30
Domingo: 12h, 16h45, 21h30 e 23h30

Novena do Perpétuo Socorro:
Segunda a sexta: 8h30 e 14h30
Sábado: 8h30 e 19h30
Domingo: 9h15 e 19h30

Novena ao Sagrado Coração de Jesus:
Segunda a sexta: 8h e 13h30
Sábado: 8h, 13h30 e 23h15
Domingo: 13h30

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno