Escola Família Agrícola de Uirapuru - EFAU

A Escola Família Agrícola de Uirapuru (EFAU) fica na zona rural, a 3 km de Uirapuru, no interior de Goiás. Sua missão é atender às necessidades do homem do campo sem que ele precise sair para as grandes cidades.

Em 2012, foi desenvolvida parceria entre a Escola, a Afipe e a Congregação do Santíssimo Redentor de Goiás, que já apoiava a instituição, para a realização de uma reforma que foi inaugurada em 2013. A obra na instituição permitiu a ampliação de quase toda a estrutura: dormitórios, salas de aula, cozinha, refeitório, área de lazer e área externa.

A ideia de criar a instituição partiu do Missionário Redentorista Pe. Casildo Ribeiro da Mota. Ele percebeu que os jovens do campo precisavam de formação técnica para colaborar com o desenvolvimento sustentável e humano de suas realidades sem sair de seu local de origem.

Em 1997, Pe. Casildo criou o projeto e em 2004 nasceu a Escola Família Agrícola de Uirapuru. Após dois anos de muita luta, as aulas tiveram início no salão paroquial da igreja local. Para a construção do prédio, a equipe da EFAU recorreu à Embaixada Japonesa – que na época apoiou o projeto – e uniu forças para iniciar as obras.

Parceria

Em função da parceria firmada com a Associação, além de possibilitar a reforma e o pagamento de salários, a EFAU pode manter hoje uma engenheira agrônoma e um veterinário, profissionais fundamentais na parte técnica da escola.

O apoio também viabiliza a manutenção e alimentação dos alunos, que não precisam pagar mensalidade. Graças à ajuda, os professores também podem visitá-los em suas propriedades e realizar encontros de formação com as famílias.

Funcionamento

Desde o início dos trabalhos, a Escola Família Agrícola de Uirapuru já formou vários alunos. Durante 15 dias do mês, eles permanecem por tempo integral na Escola, o que facilita o deslocamento e a frequência, visto que a maioria mora longe. A instituição recebe estudantes de oito municípios goianos.

São atendidos alunos que concluíram o Ensino Fundamental. Também estão matriculadas pessoas com mais idade que deixaram os estudos e desejaram retomar à vida escolar.

Dezoito colaboradores, entre professores, administradores e pessoal de serviços gerais, trabalham para atender a demanda. O pagamento do salário é mantido pela prefeitura de Novo Mundo – município vizinho -, e também pela Afipe.

Ensino

O Ensino Médio oferecido na Escola Família Agrícola é diferente do que se vê nas escolas tradicionais, pois é integrado. São três anos, o 1º, 2º e 3º ano, em que os alunos cursam o Ensino Médio e o Técnico Profissionalizante. Neste último, tudo que aprendem é voltado para o campo e para a necessidade das famílias que nele vivem.

Durante os 15 dias em que os alunos voltam para suas casas, localizadas na zona rural, suas famílias preenchem formulários destacando suas principais atividades, dificuldades e o que pode ser melhorado. Assim, o Ensino Técnico é direcionado para essas necessidades, o que beneficia diretamente as famílias.

Efau (Escola Família Agrícola de Uirapuru)

Atendimento: 80 alunos
Endereço: Fazenda Taquari, GO 156 Km 29, Escola Agrícola, Zona Rural. Uirapuru-GO. CEP 76525-000
Telefone: (62)82073133 / (62) 82037740
Horário de funcionamento: Todos os dias, 7h às 22h

Outras obras

ASSOCIAÇÃO POLIVALENTE SÃO JOSÉ

Ver

CARMELO

Ver

CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – TALITHA KUM

Ver

CECAM

Ver

CESPE

Ver

COPIOSA REDENÇÃO

Ver

CSR

Ver

LAR PIO XII

Ver

SÃO CLEMENTE

Ver

VILA SÃO COTTOLENGO

Ver

Outras obras

ASSOCIAÇÃO POLIVALENTE SÃO JOSÉ

Ver

CARMELO

Ver

CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – TALITHA KUM

Ver

CECAM

Ver

CESPE

Ver

COPIOSA REDENÇÃO

Ver

CSR

Ver

LAR PIO XII

Ver

SÃO CLEMENTE

Ver

VILA SÃO COTTOLENGO

Ver

TV Pai Eterno

Ao vivo

Romaria sertaneja

A seguir

Programa Deus conosco

Destaques

Programa cada de Deus









Newsletter