Evangelização

Igreja Católica vive Tempo Pascal

Tempo Litúrgico é marcado pela alegria da Ressurreição de Jesus Cristo

O tempo pascal começa no Domingo de Páscoa, com a Ressurreição de Cristo, e é celebrado durante sete semanas, até a vinda do Espírito Santo no domingo de Pentecostes. Este Tempo Litúrgico de imensa força e significado é uma profunda celebração da Páscoa de Cristo, que passa da morte à vida.

Por esse motivo é importante que os cristãos saibam vivenciar esse tempo tão especial. De acordo com o responsável pela animação bíblica dos Claretianos do Brasil, Pe. Brás Lorenzetti, é um tempo de muita alegria , pois é celebrada a Ressurreição de Jesus. “A Páscoa é o fundamento da nossa fé. Ela celebra a morte, a ressurreição e a vida do próprio Cristo e, a partir daí, surge a Igreja e a vida dos cristãos”, explica padre Brás.

Com isso, a Liturgia desse período nos leva a contemplar as passagens bíblicas que relatam o início da comunidade cristã, as primeiras aparições de Jesus ressuscitado. “Poderíamos resumir esse momento do calendário litúrgico em uma frase que vamos repetir muito durante esse tempo. ‘Aleluia, Cristo Ressuscitou. Ele é vida nova e está entre nós’. É a alegria do tempo em que Jesus ressuscita, e permanece entre nós até 50 dias depois da ressurreição”, diz o padre.

Até o próximo domingo, 11, o calendário litúrgico marca a Oitava de Páscoa. De acordo com o padre, esse é um período de celebração da Ressurreição de Cristo de uma forma mais intensa. “A Oitava Pascal, a festa da Páscoa, é tão grande que é impossível celebrar em um dia só. Então, a Igreja celebra oito dias começando o Domingo de Páscoa por mais oitos dias, como se fosse um único dia de uma grande festa”, diz.

A liturgia do Tempo Pascal é uma explosão de alegria. É também o Tempo na Igreja que usamos o branco ou o dourado. O branco que representa a paz, a ressurreição, o amor. Em tempos de pandemia, continue a celebrar a Ressurreição de Jesus, mesmo que em casa, aprenda a meditar cada leitura e aproveite para alimentar sua espiritualidade do Tempo Pascal.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno