Catequese

Lázaro, Maria e Marta nos convidam à reflexão sobre fé e confiança em Cristo

A reflexão em torno dos três nos evidencia que em Betânia, Jesus experimentou o espírito de família e a amizade

Considerando o importante testemunho evangélico de Marta, Maria e Lázaro, hoje, 29 de julho, a Igreja celebra o Dia dos Santos Irmãos de Betânia, que ofereceram a Jesus amizade, hospitalidade, gentileza, atenção e generosidade.

O primeiro momento, citado na Bíblia, em que Jesus visitou a casa dos irmãos Lázaro, Maria e Marta, em Betânia, evidencia uma importante reflexão: como desenvolvemos a nossa fé e nossa confiança em Cristo?

De acordo com a Bíblia, em sua visita, enquanto Jesus conversava com eles, Maria estava aos Seus pés, ouvindo. Marta, que era muito trabalhadora e responsável, reclamou da posição da irmã, que não a ajudava com os afazeres domésticos.

Jesus então aproveitou a oportunidade para ensinar a eles que os valores espirituais são mais importantes que os materiais, evidenciando que Maria estava certa em ouvir a Palavra do Pai. O relato desta passagem se encontra no Evangelho de Lucas 10.

Em outro momento com os irmãos, fala-se também da ressurreição de Lázaro. Nesse acontecimento, Marta e Maria mandaram um recado dizendo a Jesus que Lázaro havia adoecido. Jesus então disse para o mensageiro ir na frente e após quatro dias ele chegou ao local. Mas o pior havia aconteceu: Lázaro morreu.

Marta e Maria diziam a Ele que se tivesse chegado antes, o irmão não teria morrido. Jesus então foi ao sepulcro e clamou com grande voz: “Lázaro, vem para fora”. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Muitos que lá estavam passaram a crer e conhecer o poder do Pai.

Portanto, a reflexão em torno dos três nos evidencia que em Betânia, Jesus experimentou o espírito de família e a amizade.

  1. Marta ofereceu-Lhe generosamente hospitalidade e cuidados;
  2. Maria ouviu atentamente as suas palavras e pregação;
  3. Lázaro por Ele foi ressuscitado e saiu de imediato do sepulcro.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno