Catequese

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: qual a origem da devoção?

Missionários Redentoristas tiveram um papel determinante. Saiba mais!

A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada, liturgicamente, no dia 27 de junho. Mas, qual a origem da devoção a este quadro tão significativo na vida de tantos cristãos, espalhados pelo mundo inteiro? 

Segundo muitos teólogos, o nome escolhido pela própria Virgem Maria é “Mãe do Perpétuo Socorro”. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é representada por uma pintura de semblante melancólico, é a senhora da morte e rainha da vida, o auxílio dos cristãos, o socorro seguro e certo dos que invocam seu amor. O culto ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem uma história, que conta com um período de esquecimento e de restauração, na qual os Missionários Redentoristas tiveram um papel determinante. 

A história do ícone se entrelaça com a Congregação Redentorista, no dia 26 de abril de 1866, quando, numa procissão comovente, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado na Igreja de Santo Afonso, e pôde então, ser novamente venerado publicamente. Papa Pio IX entregou ali o quadro à veneração na Igreja, dirigida pelos Missionários Redentoristas e fez um pedido que se tornou um compromisso permanente: “Façam-na conhecida no mundo inteiro” A história do ícone tem origem na pequena ilha de Creta, na Grécia, e é cheia de mistérios, e até se parece, em alguns momentos, com um filme de aventura. Ela envolve um roubo, uma tormenta em alto mar, uma mensagem de Nossa Senhora a uma criança, tempos de veneração, de esquecimento e de guerra, até chegar às mãos da Congregação do Santíssimo Redentor. 

O que representa o ícone? O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone bizantino antigo, que representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços. Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos, e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística. 

Ele fica exposto na Igreja de Santo Afonso, localizada na Via Merulana e é considerado um ícone mariano, com rico simbolismo de formas e cores. Ele é uma pintura em madeira, com 54 centímetros de altura por 41,5 de largura.

Na atualidade, uma marca dessa devoção são as Novenas Perpétuas realizadas em todas as comunidades redentoristas, e que tiveram o seu início em 1922, no Missouri, Estados Unidos. Hoje, essas novenas tomaram o mundo inteiro e, principalmente, em Goiás, reúne milhares de fiéis para rezar no Santuário Matriz de Campinas.

A mensagem do ícone: o ícone é o nome dado a uma pintura que, não sendo apenas um quadro ou uma obra de arte, é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração. O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos. 

A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz, mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Por causa do movimento brusco, desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apoia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Aderilton Godê
    25/3/2024 - 18:06:43

    Sou um devoto de todas as Nossas Senhoras. Minha mãe, antes de ter-me, já havia sofrido dois abortos, como morava em uma pequena cidade cuja padroeira é Nossa Senhora de Lourdes, mamãe pediu proteção a Nossa Senhora em uma pequena gruta que existe em nossa pequena cidade, que foi colocada em 1947 por um padre alemão. E eu nasci saudável, assim fui apresentado no batismo e a minha madrinha é Nossa Senhora de Lourdes.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno