Notícias

Conheça o trabalho de evangelização e comunicação em Tórum

Cidade possui o Instituto Universitário de Cultura Social e Midiática coordenado por Missionários Redentoristas.

O Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 2 de novembro, exibiu uma reportagem especial sobre o complexo do Instituto Universitário de Cultura Social e Midiática, localizado em Tórum, cidade com origem medieval, localizada a cerca de 200 quilômetros de Varsóvia, a capital da Polônia.

Tórum é uma das cidades mais antigas do país, integra a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Foi uma das cidades que não foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial e sua padroeira é muito conhecida: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na cidade tem uma forte presença dos Missionários Redentoristas e um trabalho focado na evangelização pelos meios de comunicação. O complexo do Instituto Universitário de Cultura Social e Midiática existe há 16 anos, é da responsabilidade dos redentoristas e oferece cinco cursos: Comunicação Social, Ciências Políticas, Ciências da Cultura, Informática e ainda o curso de Informática e Mídia. Hoje, o local tem uma média de 500 estudantes.

“Este é um centro co-financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia. Temos a política de informar aos cidadãos. Ministramos aulas para jovens estudantes, pessoas que da área de relações internacionais”, explicou Dr. Jan Wisniewski, diretor do Instituto.

Alguns estudantes moram no Instituto, que oferece dormitórios e área de convivência. A maioria deles são católicos, mas nem todos são da Polônia. Muitos vieram de países próximos como a Ucrânia, Alemanha, França e Grécia. A estrutura também oferece uma ampla biblioteca, sala de informática, e sala para conferências, eventos e palestras.

A estudante Júlia Starzak cursa Ciências da Cultura e contou o porquê escolheu o Instituto para fazer sua graduação. “Eu tenho muita curiosidade sobre a cultura. E eu queria ter certeza que estudaria algo de que realmente gosto e em que estou interessada”, disse.

Veja também:

O Instituto possui um espaço reservado em homenagem a João Paulo II, o Papa polonês. Em praticamente todos os lugares da Polônia, é possível encontrar homenagens a ele. Além da Universidade, o complexo também conta com a Rádio Maria. Ela é mais antiga que a Universidade e tem o objetivo de evangelizar e levar a Palavra de Deus ao maior número de pessoas. Há 20 anos, a Rádio se dedica a transmitir uma programação que busca promover a fé e o Evangelho. De hora em hora, os ouvintes escutam informações que também trazem assuntos atuais, além de temas religiosos.

Foi nesta rádio, o início de todo o trabalho de evangelização dos Missionários Redentoristas na Polônia. Atualmente, todo o material produzido alcança cerca de dez milhões de pessoas em todo o país. Os próprios alunos ou ex-alunos da Universidade trabalham na rádio e são os responsáveis pela criação de conteúdo. Samuel Kukuczka se formou em jornalismo no ano passado e está se dedicando a um documentário sobre identidade religiosa.  “Dois anos atrás, tentamos reativar a Rádio Sim aqui. Foi uma época muito agradável, porque muitas pessoas estavam envolvidas na criação de programas de rádio. Juntamente com dois ou três colegas, nós criamos vários programas que transmitimos no Simradio.pl e também ao vivo”, afirmou.

A partir da rádio, surgiu a ideia de abrir também uma emissora de televisão para evangelizar ainda mais pessoas. Com isso, surgiu a TV Trwam, que também conta com o trabalho dos estudantes da Universidade que, como vimos, é voltada para as Ciências Sociais e Comunicação. A TV também foi fundada pelos redentoristas. Oito vezes ao dia os alunos entram no ar com informações gerais e também relacionadas à evangelização. A programação é extensa e também traz notícias sobre as ações do Papa Francisco.

A parte da televisão conta com dois amplos estúdios de onde são transmitidos todos os programas. O local conta com equipamentos modernos que permitem gravações e transmissões ao vivo, com alta qualidade de imagens e de áudio. Um dos programas é sobre Nossa Senhora de Czestochowa, que é um dos lugares escolhidos na Polônia para a celebração de um ciclo das Novenas Internacionais.

Universidade, rádio e televisão estão unidos numa só missão: formar bons profissionais que sejam capazes de promover a evangelização. O trabalho dos redentoristas em Tórum merece reconhecimento por tamanha dedicação e amor pelo que fazem.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno