Notícias

Qual é o significado da Quaresma?

Padre Natalino Martins fala como os cristãos devem vivenciar este tempo de oração, penitência e conversão.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_02_16_001O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 16, exibiu um bate-papo com Pe. Natalino Martins, Missionário Redentorista. Ele falou sobre o significado da Quaresma, da imposição das cinzas e ressaltou como o cristão deve vivenciar o período de cerca de quarenta dias que antecedem a Páscoa. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Padre Natalino, vamos começar a entrevista com uma pergunta da devota Eurenice Noronha. Ela quer saber qual é o significado da Quaresma. Ela disse que é católica, mas nunca parou para se informar sobre o assunto.

Pe. Natalino: Sabemos muito bem que a Quaresma, por trazer a sua expressão de “quarenta”, já diz que é um tempo em que nós temos que voltar o nosso coração à realidade de Deus, praticando os nossos exercícios espirituais: jejum, caridade e penitência. Neste tempo de Quaresma, somos convidados também à conversão.

Talíta Carvalho: A Quarta-feira de Cinzas está se aproximando. Padre, o que significa aquela cinza que é colocada na testa fazendo o sinal da cruz na cabeça do cristão?

Pe. Natalino: A cinza que é derramada na fronte de todo penitente, na Quarta-feira de Cinzas, é exatamente para dizer e lembrar que todos nós viemos do pó e para o pó voltaremos. É para lembrar ao cristão que ele é temporário, que hoje está aqui, mas amanhã ou depois pode estar na eternidade feliz. Enquanto esta entrada na eternidade feliz ainda não acontece, nós temos que ir preparando o nosso coração para vivermos a realidade de Deus, os embates e também todos os conflitos de cabeça erguida, como verdadeiros filhos e filhas do Divino Pai Eterno.

Talíta Carvalho: Porque as Imagens são cobertas com um manto roxo na Igreja durante a Quaresma? Esta é uma pergunta da devota Heloísa Freitas, e ela quer saber também se é necessário cobrir em casa.

Pe. Natalino: Querida Heloísa, este é um costume antigo da Igreja. Antigamente os pais, os avós e também todos os sacerdotes incentivavam aos fiéis, assim como toda a comunidade, a cobrir as Imagens, exceto a cruz, para que neste tempo fosse, de fato, imprimido um sentido de serenidade, de recolhimento. Você também pode fazer isso na sua casa.

Talíta Carvalho: A Miriam Aparecida disse que foi criada pelos avós e que eles a ensinaram que não se deve comer carne na Quarta-feira de Cinzas e também na Sexta-feira Santa. Ela quer saber qual é o significado disso.

Pe. Natalino: Unirmos ao próprio Jesus, que se doou inteiramente para que Sua permanência fosse de fato evidenciada ao logo de nossa vida.

Talíta Carvalho: Mais uma participação. Desta vez, da Marlene Mendes. Ela pergunta como se faz um jejeum.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_02_16_002Pe. Natalino: Na maioria das vezes as pessoas acabam sendo envolvidas com o jejum de coisas materiais, tiram o arroz, carne, macarrão, mas o próprio Jesus, por meio do Seu gesto e atitude, neste tempo quaresmal, quer que eu e você, todos nós façamos o jejum da atitude, tirando todo o erro, o egoísmo, a indiferença, todas as coisas negativas da nossa vida. Então, fazer um jejum verdadeiro é entrar em sintonia com o próprio Cristo Redentor, que pela força do Espírito Santo, nos incentiva a nos aproximar do Divino Pai Eterno.

Talíta Carvalho: Padre Natalino, quando termina a Quaresma? Na Sexta-feira Santa ou no Domingo de Páscoa? Esta pergunta é da devota Maria Pinheiro.

Pe. Natalino: Querida Maria Pinheiro, nenhuma das alternativas. Ela termina, na verdade, na missa vespertina da Quinta-feira Santa, ou seja, na Missa da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés. Na Quinta-feira Santa com o término da Quaresma, inicia-se o Tríodo Pascal, onde antecede a ressurreição de Jesus e também o grande incentivo da nossa ressurreição cotidiana.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno