Santo Antônio Maria Gianelli

Antônio Maria Gianelli nasceu em Cereta, na Itália, no dia 12 de abril de 1789, ano da Revolução Francesa. Sua família era de camponeses pobres e, neste ambiente humilde, aprendeu a caridade, o espírito de sacrifício, a capacidade de dividir com o próximo.

Desde pequeno, era muito assíduo à sua paróquia e foi educado no Seminário de Gênova. Aos 23 anos, estava formado e ordenado sacerdote. Lecionou letras e retórica e sua primeira obra a impressionar o clero foi um recital, no qual defendia a nova postura na formação de futuros sacerdotes.

Em 1827, criou uma pequena congregação missionária para sacerdotes, que colocou sob a proteção de Santo Afonso Maria de Ligório, destinada a aprimorar o apostolado da pregação ao povo e à organização do clero. Em seguida, fundou uma congregação feminina, destinada à educação gratuita das meninas carentes. Era o embrião da Congregação religiosa que seria fundada em 1829: as “Filhas de Maria Santíssima do Horto”.

Foi nomeado Bispo em 1838, reorganizando sua diocese. Punia os padres pouco zelosos e até mesmo expulsava os indignos. Morreu no dia 7 de junho de 1846, aos 57 anos. Foi canonizado por Pio XII, no dia 21 de outubro de 1951.

 

Santos de Março

Ver todos

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno