Santo Irineu

Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez conviveu diretamente com o Apóstolo São João, o Evangelista. Ao ser ordenado por São Policarpo, Irineu foi para a França e assumiu várias funções de serviço à Igreja. Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II. Ele foi bispo e mártir da Igreja Católica.

Sua grande contribuição foi ao desenvolvimento da Igreja Católica no Oriente. Ele foi para lá  em missão de paz para um diálogo com o Papa Eleutério sobre a falta de unidade na data da celebração da Páscoa, na época o Oriente corria ao risco de excomunhão, sendo fiel ao significado do seu próprio nome  “portador da paz”, Santo Irineu teve sucesso nessa missão, já que isto nada interferia na unidade da fé.

Ao voltar da missão, soube da morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim. Assim ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Erudito, simples, orante e zeloso Santo Irineu escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II.

Este grande bispo morreu mártir na perseguição do imperador Severo.

Santos de Outubro

Ver todos

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store