São João Gualberto

São João Gualberto pertenceu a uma família nobre da cidade de Florença, na Itália. Ele recebeu uma boa educação, estudos e cultura, mas não aprendeu sobre a vida cristã. Por isso ele se entregou às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.

Porém, quando seu irmão, João Gualberto, foi assassinado ele revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte, mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!”.

Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça da vida nova.

No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida religiosa, à vida eremítica e depois à fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo. Antes de falecer em 1073, com 73 anos, ele partilhou com seus irmãos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.

Santos de Março

Ver todos

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno