São Marcos Evangelista

São Marcos, apesar de ter sido um apóstolo de Jesus, era um fiel seguidor. Sua família e ele eram fiéis a Deus e acolheram Seu filho quando pregava em Jerusalém. A história conta que a Última Ceia foi celebrada na casa de São Marcos, além disso, foi no local os discípulos, Nossa Senhora e outros seguidores de Jesus receberam a efusão do Espírito Santo, que na Igreja é celebrado como Pentecostes.

Após a morte e ressurreição de Jesus, São Marcos escolheu levar a Palavra de Jesus a outros lugares e converter novos corações. Ele acompanhou São Pedro numa viagem a Roma e foi batizado por ele, lá, ainda jovem, começou a preparar seu escrito sobre a vida de Jesus, que viria a se tornar o Segundo Evangelho.

São Marcos também conheceu São Paulo e São Barnabé colaborando com a missão evangelizadora de cada um. Ele seguiu seu trabalho missionário evangelizando no poder do Espírito Santo. Ele fundou comunidades cristãs em Alexandria, Egito e Chipre. São Marcos era conhecido principalmente por seu carisma da inspiração e o dom para vivência comunitária.

Segundo a tradição São Marcos foi martirizado numa festa de Páscoa quando celebrava o “partir do pão”, que era como os primeiros cristãos chamavam a santa missa. Anos depois, suas relíquias foram levadas para Veneza e hoje elas estão guardadas na famosa Catedral de São Marcos, na mesma cidade. Por causa disso, São Marcos se tornou o padroeiro de Veneza, a partir do ano 828.

 

Santos de Setembro

Ver todos

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno